Possibilidades e limites para ensino de programação computacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Alaecio Santos Ribeiro
  • Jonas Martins
  • Albano de Goes Souza

Resumo

O presente estudo visa demonstrar as possibilidades e as limites para desenvolvimento do ensino da programação de computadores nos anos iniciais do ensino fundamental brasileiro. É habitual a relação social com dispositivos tecnológicos em locais que frequentamos, contudo, o que não é de senso comum, é que para o funcionamento pleno dessas tecnologias, existe um procedimento informatizado, denominado Programação Computacional. Neste artigo, são apresentados Aplicativos Web, enquanto possibilidades para o auxílio ao ensino das Programação Computacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como: Khan Academy, o Code.org, o CodeClubBrasil.org e Scratch, pois, suas filosofias são baseadas na gratuidade e suas funcionalidades se adequam a faixa etária (6 aos 12 anos) dos alunos dos iniciais do Ensino Fundamental. Para desenvolvimento pleno da Programação Computacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental, neste estudo, defende-se há necessidade da inserção de profissionais docentes, que possuem tanto, capacidade técnica, quanto olhar pedagógico, e que auxiliem o Pedagogo no processo de mediação transversal entre os saberes sobre Linguagens e Algoritmos, e os saberes do currículo formal da escola, ou seja, ambos docentes necessitam desenvolver as atividades em conjunto, pois, os saberes de cada área de conhecimento se complementam.

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Como Citar

Ribeiro, A. S., Martins, J., & Souza, A. de G. (2017). Possibilidades e limites para ensino de programação computacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/8627

Edição

Seção

Hispano 2017