O uso das mídias sociais pelo webjornalismo no DF
Resumo
A pesquisa objetiva analisar o uso das mídias sociais disponibilizadas em um específico portal de notícias do Distrito Federal. Adota, como referencial teórico, discussões sobre comunicação, tecnologia da informação e comunicação, web e mídias sociais. Apresenta um percurso metodológico formalizado pelo método dedutivo e estudo de caso, pelas técnicas de pesquisa exploratória e bibliográfica, e pela abordagem de coleta de dados qualitativa, realizada a partir da aplicação de um questionário. Constata, de acordo com a análise das respostas coletadas, que o uso das mídias sociais, tanto pessoalmente, quanto profissionalmente, está concentrado no Facebook; que as mídias sociais citadas foram o Facebook, o Twitter e o Instagram, aqui elencados em ordem de valoração e usadas nos prismas pessoal e profissional, além do SnapChat, citado no questionário como de uso apenas pessoal; que o foco de publicação está centrado em matérias jornalísticas, com destaque as notícias relevantes aos moradores do Distrito Federal; e que não existe uma (significativa) interação entre os jornalistas e os seguidores/fãs do webjornal G1DF, apesar de iniciativas como o crossmedia e o self vídeo, ainda aquém da proposta de participação/colaboração pressuposta pela web 2.0. Conclui-se que apesar da presença de mídias sócias, parece não haver uma sintonia entre os envolvidos com o portal de notícias, não é explorado o potencial das mídias sociais identificadas e não há uma verdadeira interação com o público, centrado apenas em uma espécie de replicação de conteúdos.