A disciplina de alfabetização informacional na formação de profissionais da informação: reflexão sobre a prática docente
Resumo
Refletir sobre a docência no ensino universitário é uma prática cada vez mais necessária, contudo, cada dia mais rara. Este artigo tem por finalidade compartilhar a análise sobre a oportunidade de reflexão acerca da prática docente como professora ajudante na disciplina de Alfabetización Informacional do curso de Master en Información e Documentación, da Facultad de Ciencias de la Documentación da Universidade Complutense de Madrid. A pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa tendo utilizado como técnicas de coleta de dados a análise documental e a observação participante. Como resultados, apresentamos a descrição e reflexão sobre o processo de planejamento, execução das aulas e avaliação dos alunos e da disciplina. Conclui-se que esse tipo de disciplina, bem como a metodologia de trabalhos desenvolvida deveria estar presente em todos os cursos de Ciência da Informação em nível de graduação e pós-graduação a fim de que a exclusão social possa ser minimizada a partir do desenvolvimento de competências informacionais e a da inclusão digital.