A disciplina de alfabetização informacional na formação de profissionais da informação: reflexão sobre a prática docente

Autores

  • Renata Braz Gonçalves
  • Aurora Cuevas-Cerveró

Resumo

Refletir sobre a docência no ensino universitário é uma prática cada vez mais necessária, contudo, cada dia mais rara. Este artigo tem por finalidade compartilhar a análise sobre a oportunidade de reflexão acerca da prática docente como professora ajudante na disciplina de Alfabetización Informacional do curso de Master en Información e Documentación, da Facultad de Ciencias de la Documentación da Universidade Complutense de Madrid. A pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa tendo utilizado como técnicas de coleta de dados a análise documental e a observação participante. Como resultados, apresentamos a descrição e reflexão sobre o processo de planejamento, execução das aulas e avaliação dos alunos e da disciplina.  Conclui-se que esse tipo de disciplina, bem como a metodologia de trabalhos desenvolvida deveria estar presente em todos os cursos de Ciência da Informação em nível de graduação e pós-graduação a fim de que a exclusão social possa ser minimizada a partir do desenvolvimento de competências informacionais e a da inclusão digital.

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Como Citar

Gonçalves, R. B., & Cuevas-Cerveró, A. (2017). A disciplina de alfabetização informacional na formação de profissionais da informação: reflexão sobre a prática docente. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/8619

Edição

Seção

Hispano 2017