O arquivo público e sua realidade diante da administração pública: análise do arquivo da fundação municipal de cultura e turismo “João Bebe Água”

Autores

  • Rafaela Pereira dos Santos

Resumo

Este artigo examina a gestão de documentos públicos, do âmbito municipal, focalizando num fundo específico, que é o da Fundação Municipal de Cultura e Turismo “João Bebe Água” – FUNDACT. Após a escolha do local de pesquisa e principal foco teórico, que é o fundo documental, aplicou-se a metodologia da pesquisa descritiva, deixando-o à mercê de avaliação no decorrer da análise qualitativa, para verificação de hipóteses previamente levantadas. Por meio da prospecção da atual situação de precariedade no fazer arquivístico, verificaram-se as necessidades informacionais da comunidade sancristovense, mesmo sob a disponibilidade de espaço físico, acervos e pessoal, por conta do caráter improvisado e indutivo do tratamento da informação. Esta prospecção, juntamente ao quadro conceitual teórico e à legislação específica, serve de embasamento ao conteúdo preditivo da hipótese seguinte. A predição da apresentação das melhorias quando da efetivação da política de gestão do arquivo, foi considerada uma prática adequada para o gerenciamento informacional segundo o que considera o CONARQ, uma vez que todos são movidos por informação, independente do seu tipo. Concluindo, não havendo a derrubada das hipóteses elencadas, foi possível validá-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-13

Como Citar

Santos, R. P. dos. (2017). O arquivo público e sua realidade diante da administração pública: análise do arquivo da fundação municipal de cultura e turismo “João Bebe Água”. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/8570

Edição

Seção

GT1 - Informação, desenvolvimento e sociedade