Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na disciplina de ciências: relatos de uma escola particular em Sergipe

Autores

  • Suzy Dayse Vasconcelos Bezerra da Silva
  • Carla Eugênia Nunes Brito
  • Fernanda Jacomo Viana

Resumo

A mudança no perfil dos alunos e as novas exigências no mercado de trabalho culminaram com a elaboração de novas metodologias de ensino, nas quais o aluno ocupa posição central no processo de aquisição de conhecimento exercendo seu protagonismo nesse processo, que favorece o desenvolvimento de importantes habilidades, sendo o professor mediador/facilitador no mecanismo de ensino-aprendizagem. Dentro desse cenário, a metodologia aprendizagem baseada em problemas (PBL) apareceu com seu papel inovador, garantindo a centralidade da aprendizagem ao aluno, que muda sua posição passiva para ativa no processo. Esse artigo tem como objetivo relatar a experiência sobre o uso da metodologia PBL dentro da disciplina Ciências, na educação básica de uma escola particular em Aracaju, evidenciando sua eficácia como metodologia ativa da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-13

Como Citar

Silva, S. D. V. B. da, Brito, C. E. N., & Viana, F. J. (2017). Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na disciplina de ciências: relatos de uma escola particular em Sergipe. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/8569

Edição

Seção

GT2 - Docência, inovação e investigação