Informação e conhecimento: o letramento midiático no cotidiano de estudantes sergipanos

Autores

  • Caio Mário Guimarães Alcântara
  • Ronaldo Nunes Linhares
  • Rosângela Dória Lima

Resumo

A sociedade da informação demanda sujeitos que sejam formados para um mundo pautado na produção e disseminação de conhecimento, que saibam fazer usos reflexivos das mídias. Essa premissa é defendida por instituições como a Unesco que relaciona o domínio de habilidades de usos técnicos e críticos das mídias para que haja inserção social. Nesta perspectiva o presente artigo discutir a relação de jovens estudantes da Região do Baixo São Francisco, em Sergipe, com as mídias enquanto elementos da formação pessoal e profissional numa sociedade pautada pela mediação das TDIC. Para tanto é feita uma análise de respostas dadas a 48 questionários compostos por 10 questões fechadas, respondidas por Escala Likert e baseadas nos aspectos defendidos pela Unesco como basilares para a formação na Sociedade da Informação. Esses questionários foram aplicados junto a jovens estudantes do ensino médio profissionalizante da Rede Pública de Sergipe e moradores da região do Baixo São Francisco. As respostas mostram que esses jovens têm acesso às mídias e as utilizam principalmente para atividades de entretenimento, sem compreender os aspectos críticos e reflexivos inerentes à mídia e nem o papel dela enquanto elemento de sociedades democráticas. 

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Publicado

2017-11-13

Como Citar

Alcântara, C. M. G., Linhares, R. N., & Lima, R. D. (2017). Informação e conhecimento: o letramento midiático no cotidiano de estudantes sergipanos. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/8566

Edição

Seção

GT1 - Informação, desenvolvimento e sociedade