Informação e conhecimento: o letramento midiático no cotidiano de estudantes sergipanos
Resumo
A sociedade da informação demanda sujeitos que sejam formados para um mundo pautado na produção e disseminação de conhecimento, que saibam fazer usos reflexivos das mídias. Essa premissa é defendida por instituições como a Unesco que relaciona o domínio de habilidades de usos técnicos e críticos das mídias para que haja inserção social. Nesta perspectiva o presente artigo discutir a relação de jovens estudantes da Região do Baixo São Francisco, em Sergipe, com as mídias enquanto elementos da formação pessoal e profissional numa sociedade pautada pela mediação das TDIC. Para tanto é feita uma análise de respostas dadas a 48 questionários compostos por 10 questões fechadas, respondidas por Escala Likert e baseadas nos aspectos defendidos pela Unesco como basilares para a formação na Sociedade da Informação. Esses questionários foram aplicados junto a jovens estudantes do ensino médio profissionalizante da Rede Pública de Sergipe e moradores da região do Baixo São Francisco. As respostas mostram que esses jovens têm acesso às mídias e as utilizam principalmente para atividades de entretenimento, sem compreender os aspectos críticos e reflexivos inerentes à mídia e nem o papel dela enquanto elemento de sociedades democráticas.