A percepção dos gestores sobre as TIC com escolas do baixo São Francisco em Sergipe/Brasil
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as percepções dos gestores sobre o uso das TIC em escolas do ensino técnico-profissionalizante. Traz uma reflexão sobre a gestão das TIC em duas unidades de ensino situadas na Região do Baixo São Francisco sergipano. Estas unidades participam das ações do Núcleo de Ciência Tecnologia & Inovação na Educação Básica(NCT&I EB), com propósito de integrar letramento digital e produção colaborativa de conhecimento, envolvendo professores e alunos. Baseia-se em uma abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos, utilizou-se estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados, o diário de pesquisa com o registro das visitas, das tecnologias existentes utilizadas na prática durante as oficinas do NCT&EB e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos dois gestores das escolas, analisadas e organizadas segundo ao método de análise de conteúdo de Bardin (2011). A pesquisa aponta que as TIC, ainda não estão integradas nas duas escolas. Constatamos um avanço referente a estrutura das escolas e as práticas com uso das TIC por meio do projeto do NCT&I EB, referente as oficinas com os professores e alunos envolvendo as TIC.