A lógica do espetáculo nas interações entre crianças e youtube
Resumo
O artigo busca apresentar alguns achados de uma pesquisa de mestrado em Educação finalizada no ano de 2017. Com o objetivo de investigar práticas de consumo e produção audiovisuais de crianças no sítio de compartilhamento de vídeos YouTube, realizou-se uma investigação com 7 crianças consumidoras ativas desta plataforma . No cenário atual fortemente atravessado por imagens veiculadas pelas mídias digitais, o YouTube comparece como espaço muito presente no cotidiano das crianças. Tomando tal entendimento, a questão principal foi perceber que sentidos culturais as crianças construíam nas interações com este ambiente virtual. Dentre os aspectos que sobressaíram nos relatos, produções e canais das crianças, apareceu com muita expressão a perspectiva da fama nas interações que elas estabelecem com o YouTube. Neste sentido, apresento relatos e descrevo as produções das crianças que me ajudam a refletir sobre a logica do espetáculo que perpassa tanto os contextos de consumo e produção com as novas telas como os processos de construção de identidade desses sujeitos. Aprofundo estas reflexões com outras questões pertinentes que dizem respeito às novas modalidades de narração baseadas na auto exposição online.