As tecnologias da informação e comunicação nas práticas pedagógicas do Pibid
Resumo
Este presente artigo é referente a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), nas atividades didático-pedagógicas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), fomentada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Universidade Federal de Sergipe (UFS), no curso de Pedagogia do Campus Alberto Carvalho, no município de Itabaiana-SE. Tem como objetivo apresentar as experiências formativas no Pibid, onde foram empregados vários dispositivos das TIC, durante as práticas pedagógicas das supervisoras/professoras e bolsistas de iniciação à docência do Pibid/Pedagogia/UFS. De acordo com Pesce e André (2012), à docência é muito complexa e desafiadora, por isso exige do professor entusiasmo para estudar, atualizar, indagar e pesquisar sobre como e por que ensinar. Portanto o Pibid causou uma intervenção nas licenciaturas, integrando as universidades às escolas públicas.