Google drive para práticas pedagógicas: experiência formativa com grupo de professores da Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá em Manaus/AM

Autores

  • Adriana Nogueira Tavares
  • Ana Claúdia Ribeiro de Souza

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência realizada na formação continuada docente em contexto escolar, com o tema: “Google Drive para práticas pedagógicas: experiência com um grupo de professores da Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá em Manaus/AM”. A discussão refere-se a um recorte da investigação in loco, realizada no curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, que teve como objetivo, verificar as contribuições que uma formação na escola em tecnologias educacionais, pode trazer para práticas pedagógicas de seus professores. Nessa perspectiva, realizamos uma oficina de aspecto técnico, formativo e pedagógico, na Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá, pertencente à Zona Distrital Leste II da Rede Municipal de Educação de Manaus, tendo como grupo colaborativo professores que ministram aula no turno noturno, na Educação de Jovens e Adultos 1º e 2º segmentos. A oficina foi realizada no período de maio a agosto de 2016, no turno noturno e os instrumentos que forneceram subsídios à análise dos resultados foram: um questionário diagnóstico e avaliativo, anotações no diário de campo e registro fotográfico. Esta metodologia se insere no contexto da pesquisa qualitativa numa abordagem de pesquisa-ação, na qual a pesquisadora era participe do processo em curso. As respostas dos questionários foram obtidas através de uma ficha individual. Com o resultado do questionário diagnóstico, desenvolveu-se a estrutura e a organização da oficina com o grupo participante, tendo como base epistemológica os seguintes conceitos: colaboração, reflexão e construção de conhecimento, concepções que contribuem para delinear um perfil docente autônomo, criativo e crítico. A oficina foi avaliada pelos participantes como relevante na formação continuada de suas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-13

Como Citar

Tavares, A. N., & Souza, A. C. R. de. (2017). Google drive para práticas pedagógicas: experiência formativa com grupo de professores da Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá em Manaus/AM. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/8548

Edição

Seção

GT2 - Docência, inovação e investigação