Histórias em quadrinhos e o aee para a formação de leitores literários entre alunos surdos
Resumo
A presente comunicação relata a observação em campo da prática da leitura literária por surdos, utilizando o recurso das histórias em quadrinhos. A pesquisa foi desenvolvida por equipe multidisciplinar do PLENA (Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa) e a coleta de dados atendeu a um conjunto de trabalhos de grau, se estabelecendo como ação inclusiva da Universidade Federal de Sergipe, monitorada pela equipe multidisciplinar do Departamento de Inclusão (DAIN). O conteúdo é voltado para a proposta de práticas de leitura literária no Atendimento Escolar Especializado (AEE), sejam as mesmas voltadas para o lazer ou para a satisfação de necessidades informacionais referentes aos conteúdos disciplinares dos programas escolares de nível médio e superior. Pretende discutir sobre a mediação de leitura para pessoas surdas por meio da utilização de adaptações literárias em quadrinhos, onde adotaremos o termo quadrinhizações. Como fundamentos teóricos, utiliza a defectologia de Vygotsky, assim como a sua teoria da mediação, posteriormente apropriada pelos teóricos da inter-relação da Educação e Comunicação. A metodologia utilizada foi a da pesquisa participante, também conhecida como pesquisa-ação. A análise dos dados coletados em campo demonstrou que a mediação de leitura literária com o recurso de quadrinhizações literárias para surdos é possível, viável e apresenta resultados rápidos. Também verifica variações de preferência de leitura entre surdos do sexo masculino e feminino.