Histórias em quadrinhos e o aee para a formação de leitores literários entre alunos surdos

Autores

  • Damares Socorro Fontes de Oliveira
  • Rebeca Socorro Fontes de Oliveira
  • Valéria Aparecida Bari

Resumo

A presente comunicação relata a observação em campo da prática da leitura literária por surdos, utilizando o recurso das histórias em quadrinhos. A pesquisa foi desenvolvida por equipe multidisciplinar do PLENA (Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa) e a coleta de dados atendeu a um conjunto de trabalhos de grau, se estabelecendo como ação inclusiva da Universidade Federal de Sergipe, monitorada pela equipe multidisciplinar do Departamento de Inclusão (DAIN).  O conteúdo é voltado para a proposta de práticas de leitura literária no Atendimento Escolar Especializado (AEE), sejam as mesmas voltadas para o lazer ou para a satisfação de necessidades informacionais referentes aos conteúdos disciplinares dos programas escolares de nível médio e superior. Pretende discutir sobre a mediação de leitura para pessoas surdas por meio da utilização de adaptações literárias em quadrinhos, onde adotaremos o termo quadrinhizações. Como fundamentos teóricos, utiliza a defectologia de Vygotsky, assim como a sua teoria da mediação, posteriormente apropriada pelos teóricos da inter-relação da Educação e Comunicação. A metodologia utilizada foi a da pesquisa participante, também conhecida como pesquisa-ação. A análise dos dados coletados em campo demonstrou que a mediação de leitura literária com o recurso de quadrinhizações literárias para surdos é possível, viável e apresenta resultados rápidos.  Também verifica variações de preferência de leitura entre surdos do sexo masculino e feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-13

Como Citar

Oliveira, D. S. F. de, Oliveira, R. S. F. de, & Bari, V. A. (2017). Histórias em quadrinhos e o aee para a formação de leitores literários entre alunos surdos. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/8546

Edição

Seção

GT2 - Docência, inovação e investigação