Sociedade da informação, pedagogia das tecnologias: “novos tempos”, “novas práticas”
Resumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, ainda em andamento, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe - UFS, denominada “Pedagogia das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): outros tempos, outros espaços, outros saberes necessários à prática docente” onde a autora busca compreender a prática docente de professores de Ciências Naturais e Matemática, quanto ao uso das TIC para a construção do conhecimento em um Colégio Estadual de Sergipe. Com base em estudos de “estado de conhecimento” e de teóricos que abordam a temática como Castells, (2006); Freire (2011); Kenski (2003, 2015); Lévy (1993) entre outros. Optou-se pela abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, com emprego das técnicas de questionário e entrevista guiada. Para o estudo e interpretação dos dados apoiamo-nos na análise de conteúdo de Bardin (2011). Por meio da interpretação dos dados foi possível concluir que a simples presença das tecnologias no espaço escolar não garantem a mudança da realidade desse espaço, acredita-se que nele ainda permanece “velhas práticas” que não condizem com a realidade, sendo assim, propomos uma Pedagogia das Tecnologias na perspectiva de que mudanças significativas aconteçam.