Gestão inovadora: a prática docente e o uso de agentes inteligentes na educação a distância
Resumo
Este trabalho tem como foco apresentar o resultado do levantamento de dados feito para analisar o uso de ferramentas estratégicas inovadoras na gestão docente da Educação a Distância para o melhor aproveitamento dos alunos nas disciplinas objetos de estudo. Em linhas gerais, essa pesquisa utilizou uma abordagem quantitativa ao comparar as disciplinas de Estágio Supervisionado I (2016), e Estágio Supervisionado I (2017), em Administração EAD da Universidade Tiradentes, tomando como base as variáveis: notas obtidas e progresso de aulas (acessos aos conteúdos) dos alunos. Os dados foram coletados diretamente no ambiente Virtual de Aprendizagem das respectivas turmas durante o mês de junho de 2017, sendo analisados 141 alunos da disciplina de 2016 e 149 da turma de 2017, totalizando 290 alunos. Para construir o embasamento teórico foram desenvolvidas pesquisas bibliográficas em livros e artigos que abordam o tema deste estudo. Dentre os resultados obtidos com as novas ações da gestão na turma de 2017 podem ser citados o aumento do acesso dos alunos aos conteúdos postados no AVA e melhora significativa na média de notas com a aprovação passando de 62,4 % para 70,5%.