Práticas de multiletramentos e tecnologias digitais no ensino de matemática
Resumo
O presente artigo apresenta um estudo sobre as práticas de multiletramentos e tecnologias digitais no ensino de Matemática na formação inicial do pedagogo numa perspectiva dialógica, colaborativa e cooperativa. O objetivo da pesquisa foi investigar quais as implicações pedagógicas das tecnologias digitais no ensino de Matemática na formação inicial do pedagogo para o compartilhamento de ideias nos processos de ensino e de aprendizagem a partir das práticas de multiletramentos. Baseado nos estudos de Schlemmer (2006), Miranda (2006), Almeida e Valente (2011), Mantovani e Santos (2011) e Rojo e Moura (2012) sobre tecnologias digitais, ensino de Matemática e multiletramentos buscou-se a fundamentação teórica. O estudo, de cunho exploratório, foi realizado com os alunos do curso de Pedagogia, matriculados na disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 2, numa abordagem qualitativa, coletando os dados por meio de entrevistas semiestruturadas. Constatamos que as práticas de multiletramentos podem proporcionar ambientes interativos e pedagógicos capazes de dar conta das especificidades relacionadas ao ensino de Matemática de forma prazerosa, eficaz e lúdica, superando o paradigma educacional vigente.