Projeto de extensão: Atividade de Enriquecimento Curricular para alunos com Indicativos de Superdotação
Resumo
A superdotação é um comportamento ou condição podendo ser desenvolvido em determinados momentos da vida de algumas pessoas com habilidades acima da média da população, pode ser descrita como acadêmica ou produtiva-criativa (RENZULLI & REIS, 1997). Para identificação da Superdotação, é necessário haver a interseção de três anéis que são Habilidade Acima da Média, Criatividade e Envolvimento com a Tarefa (RENZULLI, 1976). Reconhecendo que esses pilares devem ser observados num contexto maior envolvendo interação social, familiar, escolar e com problemas do cotidiano, faz-se necessário uma dedicação especial a esses jovens. O presente trabalho apresenta um Programa de Extensão iniciado em março de 2017, desenvolvido na Universidade Tiradentes (UNIT), em Aracaju, Sergipe, Brasil. Objetivos: diante de alunos com indicativo de superdotação, reconhecer seus potenciais e oferecer-lhes atividades baseadas no Modelo Triádico de Enriquecimento de Renzulli. Metodologia: utilizando a infraestrutura da UNIT, num primeiro momento aplicar atividades gerais do tipo I para traçar os perfis desses alunos para então planejar atividades de enriquecimento do tipo II e III voltadas para as áreas de interesse. Conclusão: o projeto está em andamento com finalização da primeira etapa, ou seja, atividades de interesses gerais foram ofertadas e o perfil dos alunos participantes foram traçados. Iniciamos o segundo semestre do presente ano com atividades/oficinas de áreas especificas para onde os jovens foram designados de acordo com as observações feitas anteriormente.