Letramento informacional: análise sobre as competências dos bolsistas do Pibic no Instituto Federal de Goiás

Autores

  • Brendo Carlos Caetano Medeiros
  • Maria Aparecida Rodrigues de Souza

Resumo

Apresenta-se a análise do Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), publicado em 2013. Durante a investigação, procurou-se identificar as possíveis competências informacionais requeridas de um bolsista de ensino superior para desenvolver pesquisa científica. Identificou-se no estudo que o bolsista precisa saber buscar e recuperar informação durante todo processo de investigação, independentemente da área de conhecimento abrangida pelo projeto. Para que ocorra o protagonismo científico, cabe ao/à orientador/a da pesquisa conduzir o bolsista no processo de educação para informação. O estudo se desenvolveu por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo, utilizando abordagem qualitativa para compreensão da totalidade do objeto de estudo. O conceito competência informacional foi discutido a partir dos pressupostos teóricos de. Hatschbach (2002), Campello (2009), Gasque (2012) e Varela-Prado, Cebreiro e Morante (2013). O estudo realizado apresenta-se por contribuição à necessidade da instituição investir num programa de ensino-aprendizagem que contemple a educação dos bolsistas para busca e recuperação de informação durante toda a execução do projeto.

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Publicado

2017-11-13

Como Citar

Medeiros, B. C. C., & Souza, M. A. R. de. (2017). Letramento informacional: análise sobre as competências dos bolsistas do Pibic no Instituto Federal de Goiás. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/8526

Edição

Seção

GT4 - Cenários e tendências do Letramento e da Competência em Informação (CoInfo)