Tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um mapeamento tecnológico

Autores

  • Érica Emília Almeida Fraga
  • Clauberto Rodrigues de Oliveira
  • Cleide Ane Barbosa da Cruz

Resumo

O processo de ensino aprendizagem na modalidade a distância vem norteando suas ações educativas no intuito de valorizar a inúmeras ferramentas disponíveis, sobretudo no que diz respeito às novas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo apresentar o mapeamento tecnológico por meio de patentes relacionadas às TICs na educação à distância, com o intuito de verificar a evolução dos depósitos de patentes. No que trata à metodologia, a pesquisa baseou-se num levantamento dos depósitos de patentes através da base de dados do European Patent Office (Espacenet), utilizando as palavras-chave “educação a distância” nos campos título e resumo. Os dados revelaram depósitos de 1966 a 2016, dando destaque a China como maior depositante de tecnologias em educação a distância. Porém, percebeu-se que houve poucos depósitos realizados por Universidades, mostrando que ainda é necessário ampliar o desenvolvimento de novas tecnologias pelas Universidades.

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Publicado

2017-11-13

Como Citar

Fraga, Érica E. A., Oliveira, C. R. de, & Cruz, C. A. B. da. (2017). Tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um mapeamento tecnológico. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/8525

Edição

Seção

GT6 - Educação a Distância e Tecnologias da informação e comunicação