Tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um mapeamento tecnológico
Resumo
O processo de ensino aprendizagem na modalidade a distância vem norteando suas ações educativas no intuito de valorizar a inúmeras ferramentas disponíveis, sobretudo no que diz respeito às novas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo apresentar o mapeamento tecnológico por meio de patentes relacionadas às TICs na educação à distância, com o intuito de verificar a evolução dos depósitos de patentes. No que trata à metodologia, a pesquisa baseou-se num levantamento dos depósitos de patentes através da base de dados do European Patent Office (Espacenet), utilizando as palavras-chave “educação a distância” nos campos título e resumo. Os dados revelaram depósitos de 1966 a 2016, dando destaque a China como maior depositante de tecnologias em educação a distância. Porém, percebeu-se que houve poucos depósitos realizados por Universidades, mostrando que ainda é necessário ampliar o desenvolvimento de novas tecnologias pelas Universidades.