DIALOGUS IN PAULO REGLUS FREIRE
A DIALOGICIDADE FREIREANA COMO PRÁXIS DE RESISTÊNCIA EDUCACIONAL LIBERTADORA NA CONTEMPORANEIDADE
Resumo
Este estudo tem como objetivo geral analisar através dos postulados da pedagogia freireana os princípios da açãodialógica como fator de resistência libertadora à luz da (trans)formação da consciência humana nos espaços de ensino e aprendizagem contemporâneos. Embasado nos pressupostos da abordagem qualitativa, optou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e revisão da literatura existente, tomando como fontes as publicações pedagógicas de Paulo Freire. O referencial teórico-metodológico foi ancorada em Ana Freire (2021); Moacir Gadotti (2002) e Ira Shor (2021), estudiosos que conviveram com o sujeito da pesquisa e, trouxeram à luz a discussão e contextualização da dialogicidade freireana atentando para a formação, transformação e reconhecimento dos cidadãos enquanto seres autônomos, resistentes e libertários. Os resultados apontaram que o ‘diálogo’, visto como uma condição intrínseca à espécie humana, contribui significadamente para a prática de resistências e conscientização de ações solidárias com vistas à vivência da fraternidade, empatia e respeito ao outro.
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