DIALOGUS IN PAULO REGLUS FREIRE

A DIALOGICIDADE FREIREANA COMO PRÁXIS DE RESISTÊNCIA EDUCACIONAL LIBERTADORA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

Resumo

 

Este estudo tem como objetivo geral analisar através dos postulados da pedagogia freireana os princípios da açãodialógica como fator de resistência libertadora à luz da (trans)formação da consciência humana nos espaços de ensino e aprendizagem contemporâneos. Embasado nos pressupostos da abordagem qualitativa, optou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e revisão da literatura existente, tomando como fontes as publicações pedagógicas de Paulo Freire. O referencial teórico-metodológico foi ancorada em Ana Freire (2021); Moacir Gadotti (2002) e Ira Shor (2021), estudiosos que conviveram com o sujeito da pesquisa e, trouxeram à luz a discussão e contextualização da dialogicidade freireana atentando para a formação, transformação e reconhecimento dos cidadãos enquanto seres autônomos, resistentes e libertários. Os resultados apontaram que o ‘diálogo’, visto como uma condição intrínseca à espécie humana, contribui significadamente para a prática de resistências e conscientização de ações solidárias com vistas à vivência da fraternidade, empatia e respeito ao outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Profª. Drª. Ester Fraga, Universidade Tiradentes - UNIT

Doutora em Educação (PUC/SP). Bolsista de Produtividade em Educação pelo CNPq, desde 2012. Professora da Graduação e do PPED/Universidade Tiradentes. Líder do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/GPHPE/Unit. Membro da Academia Sergipana de Letras e da Academia Sergipana de Educação.

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

Andrade, O., & Fraga Vilas-Boas Carvalho do Nascimento , E. (2023). DIALOGUS IN PAULO REGLUS FREIRE: A DIALOGICIDADE FREIREANA COMO PRÁXIS DE RESISTÊNCIA EDUCACIONAL LIBERTADORA NA CONTEMPORANEIDADE. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/16292

Edição

Seção

GT 06 - Educação e Comunicação, cotidianos e práticas de resistências comuns em Paulo Freire