Cadê a Química que estava aqui?!

Autores

  • Maria Clara Colonna Vasconcelos Faculdade UnB de Planaltina – FUP
  • Mateus Reis Fróes Pereira Faculdade UnB de Planaltina – FUP

Palavras-chave:

Ensino de química, método de ensino investigativo, educação

Resumo

O presente trabalho se trata de uma investigação qualitativa a respeito dos impactos possivelmente causados pelo método de ensino investigativo, perante o ensino de química no último ano do ensino fundamental no Brasil. Para alcançar estes impactos os pesquisadores elaboraram um projeto estruturado em duas etapas: a) elaborar e aplicar uma sequência didática estruturada sob o método de ensino por investigação e b) aplicar um questionário que possibilitasse uma análise quanto aos conceitos e conteúdos construídos durante o curso. É importante ressaltar que os dados coletados durante a pesquisa foram provenientes dos questionários e também do diário de campo de cada pesquisador envolvido, e foram submetidos a uma análise de conteúdo. Participaram da pesquisa oito estudantes do nono ano do ensino fundamental brasileiro e dois estudantes de licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB de Planaltina – DF, onde foi realizado o projeto. Os pesquisadores evidenciaram que o método investigativo de fato pode impactar positivamente o contexto educacional, mas independentemente do método, a responsabilidade do professor para com os estudantes e seus processos de aprendizagem é o que dita uma boa atuação docente.

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Como Citar

Vasconcelos, M. C. C., & Pereira, M. R. F. (2017). Cadê a Química que estava aqui?!. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/12617

Edição

Seção

GT2 - Docência, inovação e investigação