INTERSUBJETIVIDADE E PROCESSOS EDUCATIVOS: UM ENCONTRO ENTRE EMMANUEL LÉVINAS E PAULO FREIRE

Autores

  • FERNANDO DE ALMEIDA SILVA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - BAHIA

Resumo

A pesquisa ‘Intersubjetividade e Processos Educativos: um encontro entre Emmanuel Lévinas e Paulo Freire’ insere-se como possibilidade para uma pedagogia de comprometimento e responsabilidade com o outro. O objetivo geral é analisar o que é necessário para que os processos educativos sejam emancipatórios e favoreçam relações intersubjetivas que contemplem a ética da alteridade e do diálogo, com fins de promover uma educação humanizadora, considerando as perspectivas levinasianas e freireanas. Trata-se de um estudo qualitativo de cunho teórico/bibliográfico, analisando as principais obras dos autores (Lévinas e Freire) e de seus comentadores; tese constituída no formato de artigos científicos, propondo a categoria do ‘outro’ como lugar de encontro entre o filósofo franco-lituano e o ilustre patrono da educação brasileira. Como resultado, destaca-se a importância das categorias ‘escuta’, ‘esperança’ e ‘responsabilidade’ com o outro para que os processos educativos se tornem em suas relações intersubjetivas um acontecimento ético, portanto, uma educação humanizadora.

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Publicado

2023-09-18

Como Citar

DE ALMEIDA SILVA, F. (2023). INTERSUBJETIVIDADE E PROCESSOS EDUCATIVOS: UM ENCONTRO ENTRE EMMANUEL LÉVINAS E PAULO FREIRE. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (2). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/16280

Edição

Seção

Artigos