A IMAGEM SOCRÁTICA NAS PRÁXIS PEDAGÓGICAS DO PROTESTANTISMO E DO CATOLICISMO NO SÉCULO XVII
Resumo
Pela perspectiva da História da Educação, este texto objetiva averiguar de que maneira a imagem do filósofo Sócrates foi significada nos modelos educacionais cristãos que circularam a partir do século XVII, tendo como fontes de pesquisa os métodos pedagógicos presentes na Didática Magna, publicada em 1657 pelo protestante Comenio e, no Ratio Studiorum, documento publicado em 1599, e que representava a educação católica instituída pela ordem jesuíta. O recorte teórico-metodológico está embasado na Critical Pedagogy Analysus Framework, mediante a análise de imagem aplicada no Quadro de Sistematização da percepção da Imagem de Amorim e Kress (2020), bem como, se ancora nos estudos de Freire (2014) e de Giroux (1997), dentre outros teóricos da literatura existente para com este objeto de estudo. Foi possível concluir que a imagem dos pressupostos pedagógicos socratiano foi amplamente disseminado através dos tempos, tornando-se, inclusive, significativa e representativa nos projetos de Educação do Protestantismo e do Catolicismo no século XVII.
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