A IMAGEM SOCRÁTICA NAS PRÁXIS PEDAGÓGICAS DO PROTESTANTISMO E DO CATOLICISMO NO SÉCULO XVII

Autores

Resumo

Pela perspectiva da História da Educação, este texto objetiva averiguar de que maneira a imagem do filósofo Sócrates foi significada nos modelos educacionais cristãos que circularam a partir do século XVII, tendo como fontes de pesquisa os métodos pedagógicos presentes na Didática Magna, publicada em 1657 pelo protestante Comenio e, no Ratio Studiorum, documento publicado em 1599, e que representava a educação católica instituída pela ordem jesuíta. O recorte teórico-metodológico está embasado na Critical Pedagogy Analysus Framework, mediante a análise de imagem aplicada no Quadro de Sistematização da percepção da Imagem de Amorim e Kress (2020), bem como, se ancora nos estudos de Freire (2014) e de Giroux (1997), dentre outros teóricos da literatura existente para com este objeto de estudo. Foi possível concluir que a imagem dos pressupostos pedagógicos socratiano foi amplamente disseminado através dos tempos, tornando-se, inclusive, significativa e representativa nos projetos de Educação do Protestantismo e do Catolicismo no século XVII.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof.ª. Dr.ª., Universidade Tiradentes - UNIT/SE

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2000). Professor PPG II nível 3 da Universidade Tiradentes do Programa de Pós-Graduação em Educação. Desde 2012 é Bolsista de Produtividade de Pesquisa em Educação do CNPq. Lidera o Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/UNIT/CNPq.

Downloads

Publicado

2023-09-18

Como Citar

Andrade, O., & Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, E. . (2023). A IMAGEM SOCRÁTICA NAS PRÁXIS PEDAGÓGICAS DO PROTESTANTISMO E DO CATOLICISMO NO SÉCULO XVII. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (2). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/16274

Edição

Seção

Artigos