Entre espaços-código e multiplataformização:

a usabilidade da Tumblr aplicada à Divulgação Científica

Autores

  • Raimundo Ralin Neto Universidade Tiradentes-UNIT

Resumo

A utilização de blogs no Tumblr pode ser um artifício de colaboração para que a população, a partir do entendimento e acesso aos conteúdos, construa uma consciência mais crítica, cidadã. Dessa forma, ela pode prestar apoio aos investimentos em educação, tecnologia e ciência no Brasil, além de estar mais atenta a melhores políticas públicas para atender às diversas demandas sociais.  Deste modo, o objetivo deste estudo é discutir como a sala de aula interativa, protagonizada pelo uso da Tumblr, oportuniza o diálogo entre os saberes técnico-científicos e a sociedade em ambientes de aprendizagem. A pesquisa constitui o caráter qualitativo, caracterizada como estudo de caso, a partir da investigação no que concerne à disciplina de Educação e Cibercultura do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Concluímos que, na dinâmica da disciplina, há um rompimento dos limites físicos do aprendizado que é potencializado pela pelo uso das plataformas, por meio de características intrínsecas a ela, como a capacidade de autoria dos agentes que a integram. A efervescência dos temas e a forma como eles são reconfigurados na cultura digital devem ser apropriados pelos pesquisadores e demais integrantes da comunidade acadêmica, que, ao obter recursos em rede, se tornam capazes de desempenhar popularização da ciência em plataformas.

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Biografia do Autor

Raimundo Ralin Neto, Universidade Tiradentes-UNIT

Graduando em Licenciatura plena em História pela Universidade Tiradentes. Pesquisador voluntário do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura.

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Publicado

2023-09-18

Como Citar

Neto, R. R. (2023). Entre espaços-código e multiplataformização:: a usabilidade da Tumblr aplicada à Divulgação Científica. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (2). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/16271

Edição

Seção

Artigos