Entre espaços-código e multiplataformização:
a usabilidade da Tumblr aplicada à Divulgação Científica
Resumo
A utilização de blogs no Tumblr pode ser um artifício de colaboração para que a população, a partir do entendimento e acesso aos conteúdos, construa uma consciência mais crítica, cidadã. Dessa forma, ela pode prestar apoio aos investimentos em educação, tecnologia e ciência no Brasil, além de estar mais atenta a melhores políticas públicas para atender às diversas demandas sociais. Deste modo, o objetivo deste estudo é discutir como a sala de aula interativa, protagonizada pelo uso da Tumblr, oportuniza o diálogo entre os saberes técnico-científicos e a sociedade em ambientes de aprendizagem. A pesquisa constitui o caráter qualitativo, caracterizada como estudo de caso, a partir da investigação no que concerne à disciplina de Educação e Cibercultura do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Concluímos que, na dinâmica da disciplina, há um rompimento dos limites físicos do aprendizado que é potencializado pela pelo uso das plataformas, por meio de características intrínsecas a ela, como a capacidade de autoria dos agentes que a integram. A efervescência dos temas e a forma como eles são reconfigurados na cultura digital devem ser apropriados pelos pesquisadores e demais integrantes da comunidade acadêmica, que, ao obter recursos em rede, se tornam capazes de desempenhar popularização da ciência em plataformas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.