Entre espaços-código e multiplataformização:
a usabilidade da Tumblr aplicada à Divulgação Científica
Resumo
A utilização de blogs no Tumblr pode ser um artifício de colaboração para que a população, a partir do entendimento e acesso aos conteúdos, construa uma consciência mais crítica, cidadã. Dessa forma, ela pode prestar apoio aos investimentos em educação, tecnologia e ciência no Brasil, além de estar mais atenta a melhores políticas públicas para atender às diversas demandas sociais. Deste modo, o objetivo deste estudo é discutir como a sala de aula interativa, protagonizada pelo uso da Tumblr, oportuniza o diálogo entre os saberes técnico-científicos e a sociedade em ambientes de aprendizagem. A pesquisa constitui o caráter qualitativo, caracterizada como estudo de caso, a partir da investigação no que concerne à disciplina de Educação e Cibercultura do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Concluímos que, na dinâmica da disciplina, há um rompimento dos limites físicos do aprendizado que é potencializado pela pelo uso das plataformas, por meio de características intrínsecas a ela, como a capacidade de autoria dos agentes que a integram. A efervescência dos temas e a forma como eles são reconfigurados na cultura digital devem ser apropriados pelos pesquisadores e demais integrantes da comunidade acadêmica, que, ao obter recursos em rede, se tornam capazes de desempenhar popularização da ciência em plataformas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.