COMO ATO PEDAGÓGICO DE PROVOCAÇÃO

O ESTUDO DA TRAJETÓRIA DO INTELECTUAL NEGRO MANOEL DE ALMEIDA CRUZ

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Resumo

O presente artigo tem ato pedagógico de apresentar as ações teóricas-metodológicas que pavimentaram a construção das proposições mais basilares da pesquisa intitulada Entre o intelectual negro e o manifesto insurgente: processos educativos e histórico-educacionais presentes na Pedagogia Interétnica Salvador-Bahia -1970 a 1990. Foram consideradas as aproximações conceituais entre Movimento Negro Educador de Nilma Lino Gomes (2017) e Pedagogia Interétnica de Manoel de Almeida Cruz (1978), para provocar os campos de produção acadêmica-científicos, voltados aos conhecimentos da educação e da educação para relações étnico-raciais no Brasil. Para tanto, foram analisados os monumentos construídos pela memória no Grupo de Trabalho 21 - Educação e Relações Étnico Raciais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, nos últimos vinte anos, a partir de análises dos Relatórios anual e de atividades do Grupo de Trabalho Educação e Relações Étnico Raciais- GT 21do período de 2003 a 2021, para dizer do lugar que o campo da educação reservou, em sua memória social, à Pedagogia Interétnica de Manoel de Almeida Cruz.

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Relações Étnico Raciais. Pedagogia Interétnica. Memória social.

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Publicado

2023-09-18

Como Citar

Santos Rocha, C. L. (2023). COMO ATO PEDAGÓGICO DE PROVOCAÇÃO: O ESTUDO DA TRAJETÓRIA DO INTELECTUAL NEGRO MANOEL DE ALMEIDA CRUZ. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (2). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/16269

Edição

Seção

Artigos