EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

REFLEXÕES ACERCA DO SURGIMENTO E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS EM ALAGOAS

Autores

  • EDNA MARIA FERREIRA DA SILV A UNIVERSIDADE TIRANDENTES

Resumo

Este artigo possui o objetivo geral de refletir sobre a educação em tempo integral no Brasil com foco para o surgimento e práticas contemporâneas em Alagoas. Os objetivos específicos, por sua vez, são: apresentar o processo de implementação das escolas em tempo integral no estado de Alagoas; e descrever a estrutura e implementação do Programa Alagoano de Ensino Integral (pALei). Assim, o problema diz respeito a: como se consolidou a educação integral em Alagoas? Não obstante, as hipóteses dizem respeito a: a educação em tempo integral no Brasil iniciou a partir do século XX, com a influência do movimento escolanovista. Ainda, supõe-se que o pALei trouxe grandes contribuições para o crescimento educacional no estado de Alagoas no contexto contemporâneo. Para a elaboração deste trabalho, adotou-se uma abordagem metodológica do tipo qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986; GIL, 1994), realizada a partir de estudo bibliográfico. Entre os autores que fundamentam o estudo, destacam-se Cavaliere (2010); Gadotti (2009); Neves (2021); Santos (2022); Teixeira (1969), dentre outros. Os resultados e discussões apontam de forma preliminar que é de suma importância estabelecer reflexões e análises quanto as contribuições do pALei para a vida dos alagoanos em suas singularidades.

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Publicado

2023-09-18

Como Citar

FERREIRA DA SILV A, E. M. (2023). EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: REFLEXÕES ACERCA DO SURGIMENTO E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS EM ALAGOAS. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (2). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/16267

Edição

Seção

Artigos