PROJETOS E PROGRAMAS EDUCATIVOS DESENVOLVIDOS PELA ESCOLA DO LEGISLATIVO DEPUTADO JOÃO DE SEIXAS DÓRIA NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA (2003-2020)

Autores

  • Araci Bispo Nascimento Universidade Tiradentes
  • Cristiano de Jesus Ferronato Universidade Tiradentes

Resumo

Este estudo consiste numa pesquisa de doutorado em andamento que objetiva investigar a Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória, criada pela Resolução da Assembleia Legislativa de Sergipe nº 22/2003, no seu desenvolvimento das práticas educativas em uma perspectiva democrática e participativa. Na concepção teórica, o trabalho se situa na literatura do campo; na relação classificatória dos seus programas e práticas educativas em face dos conceitos de Educação e suas categorias Educação Legislativa e Educação Política; do conceito de Cultura Política e sua categoria Formação Cidadã, bem como sua relação com a educação política aplicada nas redes de ensino do Estado de Sergipe. Metodologicamente, a investigação em questão será nos moldes da pesquisa documental e bibliográfica, sendo a coleta de dados realizada por meio de fontes como leis, fotografias, bibliografia, planos e projetos. Dentre as fontes, podemos citar: Constituições brasileira de 1988 e Estadual de 1989, Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, como também documentos do acervo da Alese, jornais, cartas, ofícios, memorandos e documentos da época.

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Publicado

2023-09-18

Como Citar

Nascimento, A. B., & de Jesus Ferronato, C. . (2023). PROJETOS E PROGRAMAS EDUCATIVOS DESENVOLVIDOS PELA ESCOLA DO LEGISLATIVO DEPUTADO JOÃO DE SEIXAS DÓRIA NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA (2003-2020). Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (2). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/16254

Edição

Seção

Artigos