A BIBLIOTECA DO INTELECTUAL JÚLIO ANDRADE FERREIRA
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os impressos da biblioteca de Júlio Andrade Ferreira, observando as contribuições dessas obras para o desenvolvimento da educação brasileira. Desse modo, surgiu a seguinte indagação: como os impressos que compõem a biblioteca pessoal de Júlio Andrade Ferreira contribuíram para a difusão de saberes e práticas educacionais no Brasil? A metodologia utilizada neste trabalho é qualitativa, do tipo bibliográfica e documental, tendo sua natureza descritiva e exploratória. O referencial teórico-metodológico estará pautado em autores a exemplo de Sirinelli (2003), por tratar dos intelectuais; em Roger Chartier (1998), por suas considerações a respeito das bibliotecas imateriais e os conceitos de representações práticas; também em Carlo Ginzburg (2016), com o paradigma indiciário. Portanto, é possível inferir que a difusão dessas obras no Brasil contribuiu de maneira significativa para a alfabetização e o letramento de crianças e jovens brasileiros por mais de um século.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.