POR UMA INFÂNCIA CLANDESTINA: ALTERIDADE E INVENÇÃO DE SI COM CLARICE LISPECTOR
Resumo
O presente estudo consiste numa pesquisa de doutorado em andamento que objetiva analisar a
partir do contato com a escrita de Clarice Lispector, a possibilidade de invenção subjetiva no
encontro de crianças com experiências socioeconômicas distintas. Participaram da pesquisa
crianças de 10 a 11 anos do 5º ano de uma escola pública localizada na periferia e crianças do
5º ano de uma escola da rede privada situada em bairro nobre, ambas na cidade de
Rondonópolis/MT. Subsidiada na abordagem qualitativa, a proposta do presente estudo
consiste em uma pesquisa do tipo intervenção. Para dar conta de investigar as diferentes
infâncias, foram realizadas oficinas literárias com Clarice Lispector em realidades que
expressam uma singularidade de modos de viver a infância atravessadas por marcadores
socioeconômicos. No percurso metodológico a cartografia foi escolhida para analisar o
impacto da literatura clariceana nas crianças, bem como a relação de alteridade entre as
diferentes infâncias.
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