PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL – PDI NO MUNICÍPIO DE SALVADOR: UM OLHAR PARA ALÉM DA OBRIGATORIEDADE DA LEI.
Resumo
RESUMO
Esta pesquisa de tese tem como objeto o Plano de Desenvolvimento Individual – PDI, e suas respectivas estratégias pedagógicas enquanto instrumento político pedagógico do acompanhamento do percurso dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista -TEA da Rede Municipal de Ensino de Salvador, Bahia. O objetivo geral consiste em analisar, em decorrência da obrigatoriedade do PDI, as diretrizes indicadoras para o planejamento, como: identificação, avaliação, intervenções pedagógicas, procedimentos de adaptações/ adequações curriculares e monitoramento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista –TEA identificadas nos planos entregues pelos professores do Ensino Fundamental I. Sendo assim, este trabalho tem como problema de pesquisa o seguinte questionamento: como as diretrizes indicadoras para o planejamento do PDI têm sido inseridas nos planos entregues pelos professores que atuam na sala de ensino regular, Fundamental I, atendendo estudantes com Transtorno do Espectro Autista -TEA? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de estudo de caso, com método qualitativo e triangulação dos dados na análise. Por ora, já realizou o estado da arte das produções acadêmicas, evidenciando nos resultados encontrados a necessidade de se repensar o modus operandi do planejamento educacional, enquanto política pública a nível nacional, para os estudantes público-alvo da educação especial.
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