A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO FILÓSOFICA DE MATHEW LIPMAN NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O TEMA, NO PERÍODO 2005/2020.
Palavras-chave:
Comunidade de Investigação Filosófica. Ensino Fundamental. Programa de Filosofia para crianças.Resumo
Este trabalho teve como objetivo, pesquisar sobre as produções científicas em relação ao tema, a Comunidade de Investigação Filosófica de Mathew Lipman, no ensino fundamental no período de 2005-2020. Partiu da necessidade de conhecer o que vem sendo abordado sobre o tema pelos pesquisadores e quais as contribuições do ensino da filosofia para a educação fundamental. Para realização do trabalho, adotou-se a metodologia qualitativa exploratória e o método bibliográfico com utilização de consultas aos bancos de dados científicos como SCIELLO, BDTD, AMPED, CAPES, fichamentos e outros. Para a fundamentação teoria recorreu-se aos teóricos Lipman (1995; 2001); Santos (2002); Daniel (2000); Kohan (1998); Gil (2008); Boccato (2006). Com o resultado da pesquisa concluiu-se que dos oito trabalhos publicados no período 2005-2020, três, defendem a inserção do ensino da filosofia no currículo do ensino fundamental. As demais obras atem-se a uma abordagem sobre o programa de Filosofia para Crianças apresentando os fundamentos teóricos de Lipman, críticas e limitações em relação a este e análise investigativa sobre como o programa contribui para a formação de crianças críticas e autônomas e favorece para uma educação mais significativa.
Downloads
Referências
ANDERY, Rita de Cassia de Campos. Filosofia na escola: uma contribuição necessária para um espaço reflexivo e democrático. 2015. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação), UNIVÁS, Pouso Alegre, 2015.
BOCCATO, Vera Regina Casari. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação, Revista de Odontologia da Universidade Cidade de S. Paulo, 2006, set-dez; 18 (3) p. 265-274.
BRITO, Ada M. A Eficácia da Comunidade de Investigação Filosófica e Mathew Lipman no Ensino Fundamental. In: II Semana de Pedagogia, 2016, Paulo Afonso Bahia. Formação docente para diversidade escolar. Paulo Afonso - Bahia: FORPEC, 2016. p. 149-164.
CIRINO, Maria Reilta Dantas. Filosofia com crianças: cenas de experiência em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina), Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades Faculdade de Educação, Tese de Dissertação, 2015, 297 p.
DANIEL, Marie-France, A filosofia e as crianças, São Paulo, editora Nova Alexandria, 2000.
FAGUNDES, Katerine Cortiana. O que pode o filosofar no ensino fundamental: Caminhos para uma educação na perspectiva emancipatória, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara-SP. Dissertação de Mestrado, 2013, 106 p.
FÁVERO, Altair A., CEPPAS, Filipe, GONTIJO, KOHAN, Walter Omar. O ensino da filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais, Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 257-284, set./dez. 2004.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, 6 edições, Editora Atlas, 2008.
KUBASKI, Luciana; MARTINIAK, Vera Lúcia. Ensino de Filosofia: apontamentos históricos e metodológicos. Revista Faculdade Santana, v.2, nº 2, 2018.
LIPMAN, Matthew, O pensar na educação, Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
LIPMAN, M., OSCANYAN, F. O., SHARP, A. M. Filosofia na sala de aula, S. Paulo: Nova Alexandria, 2001.
LIPMAN, Matthew. A filosofia vai á escola, São Paulo: Summus, 1990.
MANDALOZ, Marco Antônio Martinelli. A atualidade da proposta Educação para o pensar de Mathew Lipman diante das políticas para o ensino de filosofia, Universidade de Passo Fundo, Dissertação de Mestrado, 2018, 106
MENDES, Carla Daiana Alencar, O ensino de filosofia para o desenvolvimento do pensar crítico: estudos com crianças no ensino fundamental, Universidade Federal do Piauí, Dissertação de Mestrado, 2016, 106 p.
SALLES, Conceição Gislâne Nobrega Lima. Infância e Filosofia: um encontro possível? O que dizem as crianças. Universidade Federal de Pernambuco, (Artigo), AMPED,2009.
SANCHEZ, Liliane Barreira. Lipman e o ensino de uma filosofia ideal, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, AMPED, GT nº 17, Filosofia da Educação,
SANTOS, Nilson, Santos. Filosofia para crianças: investigação e democracia na escola, São Paulo: Nova Alexandria, 2002.
SEGUNDO Felinto, Gadêlha. O ensino da filosofia para crianças: Mathew Lipman e a perspectiva da educação emancipatória na formação de sujeitos autônomos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Dissertação de Mestrado, 2017, 112 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação - SEPED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.