A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO FILÓSOFICA DE MATHEW LIPMAN NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O TEMA, NO PERÍODO 2005/2020.

Autores

Palavras-chave:

Comunidade de Investigação Filosófica. Ensino Fundamental. Programa de Filosofia para crianças.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo, pesquisar sobre as produções científicas em relação ao tema, a Comunidade de Investigação Filosófica de Mathew Lipman, no ensino fundamental no período de 2005-2020. Partiu da necessidade de conhecer o que vem sendo abordado sobre o tema pelos pesquisadores e quais as contribuições do ensino da filosofia para a educação fundamental. Para realização do trabalho, adotou-se a metodologia qualitativa exploratória e o método bibliográfico com utilização de consultas aos bancos de dados científicos como SCIELLO, BDTD, AMPED, CAPES, fichamentos e outros. Para a fundamentação teoria recorreu-se aos teóricos Lipman (1995; 2001); Santos (2002); Daniel (2000); Kohan (1998); Gil (2008); Boccato (2006). Com o resultado da pesquisa concluiu-se que dos oito trabalhos publicados no período 2005-2020, três, defendem a inserção do ensino da filosofia no currículo do ensino fundamental. As demais obras atem-se a uma abordagem sobre o programa de Filosofia para Crianças apresentando os fundamentos teóricos de Lipman, críticas e limitações em relação a este e análise investigativa sobre como o programa contribui para a formação de crianças críticas e autônomas e favorece para uma educação mais significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERY, Rita de Cassia de Campos. Filosofia na escola: uma contribuição necessária para um espaço reflexivo e democrático. 2015. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação), UNIVÁS, Pouso Alegre, 2015.

BOCCATO, Vera Regina Casari. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação, Revista de Odontologia da Universidade Cidade de S. Paulo, 2006, set-dez; 18 (3) p. 265-274.

BRITO, Ada M. A Eficácia da Comunidade de Investigação Filosófica e Mathew Lipman no Ensino Fundamental. In: II Semana de Pedagogia, 2016, Paulo Afonso Bahia. Formação docente para diversidade escolar. Paulo Afonso - Bahia: FORPEC, 2016. p. 149-164.

CIRINO, Maria Reilta Dantas. Filosofia com crianças: cenas de experiência em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina), Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades Faculdade de Educação, Tese de Dissertação, 2015, 297 p.

DANIEL, Marie-France, A filosofia e as crianças, São Paulo, editora Nova Alexandria, 2000.

FAGUNDES, Katerine Cortiana. O que pode o filosofar no ensino fundamental: Caminhos para uma educação na perspectiva emancipatória, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara-SP. Dissertação de Mestrado, 2013, 106 p.

FÁVERO, Altair A., CEPPAS, Filipe, GONTIJO, KOHAN, Walter Omar. O ensino da filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais, Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 257-284, set./dez. 2004.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, 6 edições, Editora Atlas, 2008.

KUBASKI, Luciana; MARTINIAK, Vera Lúcia. Ensino de Filosofia: apontamentos históricos e metodológicos. Revista Faculdade Santana, v.2, nº 2, 2018.

LIPMAN, Matthew, O pensar na educação, Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

LIPMAN, M., OSCANYAN, F. O., SHARP, A. M. Filosofia na sala de aula, S. Paulo: Nova Alexandria, 2001.

LIPMAN, Matthew. A filosofia vai á escola, São Paulo: Summus, 1990.

MANDALOZ, Marco Antônio Martinelli. A atualidade da proposta Educação para o pensar de Mathew Lipman diante das políticas para o ensino de filosofia, Universidade de Passo Fundo, Dissertação de Mestrado, 2018, 106

MENDES, Carla Daiana Alencar, O ensino de filosofia para o desenvolvimento do pensar crítico: estudos com crianças no ensino fundamental, Universidade Federal do Piauí, Dissertação de Mestrado, 2016, 106 p.

SALLES, Conceição Gislâne Nobrega Lima. Infância e Filosofia: um encontro possível? O que dizem as crianças. Universidade Federal de Pernambuco, (Artigo), AMPED,2009.

SANCHEZ, Liliane Barreira. Lipman e o ensino de uma filosofia ideal, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, AMPED, GT nº 17, Filosofia da Educação,

SANTOS, Nilson, Santos. Filosofia para crianças: investigação e democracia na escola, São Paulo: Nova Alexandria, 2002.

SEGUNDO Felinto, Gadêlha. O ensino da filosofia para crianças: Mathew Lipman e a perspectiva da educação emancipatória na formação de sujeitos autônomos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Dissertação de Mestrado, 2017, 112 p.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

Santos Brito, A. M. (2022). A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO FILÓSOFICA DE MATHEW LIPMAN NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O TEMA, NO PERÍODO 2005/2020. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/15420

Edição

Seção

Artigos