GESTÃO DE PERMANÊNCIA E ESTRATÉGIAS DE RETENÇÃO DE ALUNOS: O IMPACTO DO PROJETO MENTORIA NA UNIVERSIDADE TIRADENTES (2017-2019)

Autores

  • Janice Santos Domingues Graça Universidade Tiradentes
  • Ester Fraga Vilas Boas Carvalho do Nascimento Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Mentoria. Gestão de Permanência. Universidade Tiradentes

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender o impacto do Projeto Mentoria na Universidade Tiradentes (Unit), no período de 2017 e 2019. O desenvolvimento desta pesquisa se fez a partir dos altos índices de evasão evidenciados no primeiro ano dos cursos de graduação. Trata-se, portanto, de uma investigação acerca do cenário da retenção na formação superior, tendo em vista a gestão de permanência e as estratégias para reter os alunos. A pesquisa foi realizada a partir de documentos coletados junto à Pró-Reitora de Graduação (PG) e do setor de Fidelização da Unit. Configura-se como fontes desta pesquisa: entrevista autobiográfica, Referência para Projeto da Universidade de Burgos (Espanha), Projeto Mentoria da Unit, estatísticas educacionais da Unit, Instagram “Projeto Mentoria-Unit/SE”, entre outros. Em relação às opções teóricas, trata-se de um estudo assentado nos pressupostos da afiliação, nos termos de Coulon, utilizando-se dos conceitos de tática e estratégia, segundo Certeau. A metodologia centrou-se na pesquisa quanti-qualitativa. Conclui-se que o impacto do Projeto Mentoria resultou na diminuição da taxa de evasão dos estudantes do primeiro e segundo períodos dos cursos.

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Biografia do Autor

Janice Santos Domingues Graça, Universidade Tiradentes

Graduada em Pedagogia, Psicopedagoga, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Aluna do doutorado em Educação da Universidade Tiradentes, Integrante do grupo de pesquisa GPHPE/PPED/UNIT/CNPq.

Ester Fraga Vilas Boas Carvalho do Nascimento, Universidade Tiradentes

Bolsista de Produtividade de Pesquisa em Educação do CNPq, desde 2012. Professora PPG II Nível 3 da Universidade Tiradentes/UNIT. Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado e Doutorado em Educação e leciona a disciplina História da Educação em Cursos de Licenciatura. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2000) . Lidera o Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/UNIT/CNPq. Implantou e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (2009 a 2013).

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Publicado

2022-05-17

Como Citar

Graça, J. S. D., & Carvalho do Nascimento, E. F. V. B. (2022). GESTÃO DE PERMANÊNCIA E ESTRATÉGIAS DE RETENÇÃO DE ALUNOS: O IMPACTO DO PROJETO MENTORIA NA UNIVERSIDADE TIRADENTES (2017-2019). Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/15343

Edição

Seção

Artigos