GESTÃO DE PERMANÊNCIA E ESTRATÉGIAS DE RETENÇÃO DE ALUNOS: O IMPACTO DO PROJETO MENTORIA NA UNIVERSIDADE TIRADENTES (2017-2019)
Palavras-chave:
Mentoria. Gestão de Permanência. Universidade TiradentesResumo
Este artigo tem por objetivo compreender o impacto do Projeto Mentoria na Universidade Tiradentes (Unit), no período de 2017 e 2019. O desenvolvimento desta pesquisa se fez a partir dos altos índices de evasão evidenciados no primeiro ano dos cursos de graduação. Trata-se, portanto, de uma investigação acerca do cenário da retenção na formação superior, tendo em vista a gestão de permanência e as estratégias para reter os alunos. A pesquisa foi realizada a partir de documentos coletados junto à Pró-Reitora de Graduação (PG) e do setor de Fidelização da Unit. Configura-se como fontes desta pesquisa: entrevista autobiográfica, Referência para Projeto da Universidade de Burgos (Espanha), Projeto Mentoria da Unit, estatísticas educacionais da Unit, Instagram “Projeto Mentoria-Unit/SE”, entre outros. Em relação às opções teóricas, trata-se de um estudo assentado nos pressupostos da afiliação, nos termos de Coulon, utilizando-se dos conceitos de tática e estratégia, segundo Certeau. A metodologia centrou-se na pesquisa quanti-qualitativa. Conclui-se que o impacto do Projeto Mentoria resultou na diminuição da taxa de evasão dos estudantes do primeiro e segundo períodos dos cursos.
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