A FORMAÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DE DESENHO DO IFS: ESTUDO SOBRE SUAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS
Palavras-chave:
Docência, Educação profissional, formação de professor, Competências digitais.Resumo
Enquadrada no domínio de especialidade das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na educação, esta investigação pretende estudar o contexto atual de ensino remoto do Instituto Federal de Sergipe. Este estudo insere-se na linha de pesquisa Educação e Comunicação da Universidade Tiradentes, e no Grupo de Pesquisa Comunicação, educação e sociedade (GECES), e tem como objetivo compreender como o processo formativo do professor de Desenho do curso técnico em Edificações do IFS atua e desenvolver um quadro de referência e avaliação desses docentes, que possa promover a compreensão sobre suas competências digitais e uso de ferramentas técnicas digitais para a formação técnica profissional dos seus alunos. Estamos, no campo teórico da formação contínua de professores e do ensino remoto, investigando o impacto das tecnologias digitais e de novos modelos de formação docente e aprendizagem de ferramentas digitais específicas da profissão. Tem inspiração na multirreferencial, fundamentada por Ardoino (1998). A abordagem metodológica é qualitativa, de natureza aplicada, quanto a classificação da pesquisa, optamos pelo estudo de caso. Como resultado esperado pretendemos conhecer a identidade do professor do Ensino técnico/Desenho, seus saberes produzidos no campo pedagógico e didático, como um processo de construção contínuo, são cada vez mais cobradas e necessárias, a esta profissão.
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Docência, Educação profissional, formação de professor, Competências digitais.
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