“É DA GENTE”: UM GUIA DOS MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIA DE SERGIPE NA PALMA DA MÃO.

Autores

Palavras-chave:

Educação. Museus e Centros de Ciência de Sergipe. Divulgação Científica. Cibercultura.

Resumo

O ensaio em tela objetiva publicizar a configuração da Pesquisa de Doutorado, em desenvolvimento, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/UNIT); que considera os Museus e Centros de Ciência de Sergipe (MCCS) enquanto artefatos científico-culturais potentes de Educação não formal e de Divulgação Científica na cena Cibercultural. Além de projetar a feitura de um Aplicativo Guia (ou protótipo) – gratuito para smartphones – com o propósito principal de aproximar a Escola dos espaços expográficos dos MCCS e facilitar a busca de informações e o acesso a estas ambiências formativas; pela população em geral. Assim, para responder ao problema e alcançar os objetivos da investigação planeada, primeiramente, será realizada uma pesquisa de base Bibliográfica. Esta terá como escopo, a articulação de conceitos e ideias pertinentes à temática, além de aprofundar teórico-metodologicamente a discussão; ao se apropriar de autores como: Massarani, Reis, Vogt, Porto, Carvalho, Gohn, Lemos, Lévy, Primo e Santaella e demais impulsionadores que surgirem no decorrer do estudo e da necessidade que cada bifurcação demandar. Nesta investigação, utilizaremos a abordagem de pesquisa qualitativa; a partir do “olhar do visitante” (Massarani, 2016).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Alves, Universidade Tiradentes - UNIT

Doutorando em Educação - Linha Educação e Comunicação – na Universidade Tiradentes (PPED/UNIT – Bolsista FAPITEC/SE). Mestrado em Educação (PPED/UNIT – Bolsista PROCAPS/UNIT). Licenciado em Pedagogia - UNIT. Graduado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda – UNIT. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: anndrealves@hotmail.com

Referências

Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. O que é museu? Disponível em: <http://www.museus.gov.br/os-museus/o-que-e-museu/> Acesso em: 25 out. 2020.

MASSARANI, Luisa; NEVES, Rosicler; AMORIM, Luís. (Org.). Divulgação científica e museus de ciências: O olhar do visitante - Memórias do evento. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz; RedPop, 2016.

PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; ROSA, Flávia. (Org.). Produção e Difusão de Ciência na Cibercultura. Ilhéus: Editus, 2018.

SANTOS, Rosemary; SANTOS, Edméa. Cibercultura: redes educativas e práticas cotidianas. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, n. 4, n. 7, p. 159-183, 2012.

VIANA, Sayonara; NUNES, Verônica; CARVALHO, Ana Cristina Barreto de. (Org.). Lugares de Memória: Guia de museus e memoriais de Sergipe. Aracaju: Secretaria de Estado da Cultura, 2014.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

Alves, A. L. (2022). “É DA GENTE”: UM GUIA DOS MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIA DE SERGIPE NA PALMA DA MÃO. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/15323

Edição

Seção

Artigos