COMEMORAÇÕES ESCOLARES NO ESTADO DE SERGIPE NO SÉCULO XX

Autores

  • Patricia Batista dos Santos Universidade Tiradentes
  • Cristiano Ferronato Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

História da Educação. Festas Escolares. Símbolos educativos

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar os primeiros resultados de uma pesquisa de doutorado em andamento, que tem como objeto de estudo as comemorações escolares. O projeto visa investigar no campo dos estudos históricos educacionais o fenômeno, Festas, realizadas no contexto escolar no estado de Sergipe durante o século XX. Quanto aos objetivos específicos procura identificar quais as festas escolares aconteciam nas instituições de ensino de Sergipe do século XX; analisar os elementos que compõe e se repetem nas comemorações das diferentes instituições escolares de Sergipe; estudar as Festas escolares enquanto práticas pedagógicas nas escolas públicas e privadas; perceber quais elementos são espelhados de outras comemorações sociais tais como: festas religiosas e cívicas. Trata-se de uma pesquisa documental de caráter qualitativo. Como base para as discussões, elegemos os conceitos de cultura escolar de Antonio Escolano e Dominique Julia, de  Roger Chartier o conceito de representação, de Eric Hobsbawm o de tradição. Assim, entendemos a cultura das festas escolares em Sergipe como artefato presente na cultura cotidiana da escola a partir das práticas internas de comemorar como também além dos muros da escola fortalecendo os vínculos e a credibilidade da instituição escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BURKE, Peter. O que é história cultural? Tradução: Sérgio Gois de Paulo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed: 2005.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa/ Rio de Janeiro: DIFEL/Bertrand, 1990.

ESCOLANO, Augustin. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas: editora Alínea, 2017.

HOBSBAWM, Eric. TERENCE, Ranger. (org.). A invenção das tradições. RJ: Paz e Terra, 1990.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001.

LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: ______. História e Memória. 2. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1992, p. 535-553.

FONTES

DIÁRIO DE SERGIPE 05 de dezembro 1950.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

dos Santos, P. B., & Ferronato, C. (2022). COMEMORAÇÕES ESCOLARES NO ESTADO DE SERGIPE NO SÉCULO XX. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/15322

Edição

Seção

Artigos