O MOVIMENTO SINDICAL DE CLASSE EM SERGIPE (1977 - 2010)

Autores

Palavras-chave:

História da educação. Docente. Movimento de classe. Magistério Público de Sergipe.

Resumo

A presente pesquisa tem o propósito de analisar o processo de construção do movimento sindical de classe, sua trajetória de representatividade e propostas de qualificação técnica para o trabalhador do magistério público no estado de Sergipe, iniciado no segundo quartel do século XX, por meio da instituição Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe - SINTESE. Neste trabalho, dentro da perspectiva sócio histórica cultural, busca-se compreender o profissional da instrução escolar, sua narrativa histórica, questões, processo de formação e representatividade, bem como as mudanças sofridas no interior da profissão. No campo da História da educação, o movimento sindical de classe contribui à construção da identidade docente, amparada na legislação e na preservação da cultura democrática. Assim, o sindicalismo docente é observado a partir da construção do sistema de ensino nacional, das políticas educacionais e democráticas de ensino. O estudo apoia suas análises em pesquisas bibliográficas desenvolvidas por meio das contribuições de Tardif et al (1991), Nóvoa (1992), Vicentini & Lugli (2009), Cunha (1991), Saviani (2007; 2013). Recorre-se a diversificadas fontes amparadas na perspectiva histórica da educação e suas especificidades múltiplas, compreendidas à luz da análise e consulta a jornais, diários oficiais, atas, periódicos sindicais, dentre outros. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir & GENTILI, Pablo (orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-23. Disponível em <http://www.unirio.br/unirio/cchs/ess/Members/giselle.souza/politica-social-ii/texto-1-balanco-do-neoliberalismo-anderson>, acesso em 07 de jan. de 2020.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho.3.ed. São Paulo: Boitempo, 2000.

CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e Democracia no Brasil. Niterói/ RJ: Cortez editora, 1991.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Vera Ribeiro (trad.). Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

GOHN, Maria da Glória. Teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. Edições Loyola, 6ª ed. Ipiranga/São Paulo, 1997.

LEMOS. Daniel Cavalcanti de Albuquerque. (2010). Professores em movimento: A emergência do associativismo docente na Corte Imperial. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em <https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-8GHNHU> acesso em 20 de dez. de 2019.

LINHARES, Maria Conceição da Silva. A Comunicação Sindical: As redes digitais como espaço para a formação política dos professores em Sergipe. (Tese). Departamento de Educação. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão/SE, 2019.

NÓVOA, António, coord. - "Os professores e a sua formação". Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33. Disponível em < https://repositorio.ul.pt/handle/10451/4758>, acesso em 07 de fev. de 2021.

RIOUX, J. P. A associação em política. In.: René Rémond. (org.) Dora Racha (trad.) Por uma história política. 2ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 99- 140.

RODRIGUES, Simone Paixão. Com a palavra, os alunos: associativismo discente no

SAVIANI, Dermeval. Aberturas para a história da educação: do debate teórico-metodológico no campo da história ao debate sobre a construção do sistema nacional de educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

SILVA, Maria Izabel Ladeira. Sindicalismo no setor público em Sergipe: o caso da educação. 1997. (Dissertação). Mestrado em Ciências Sociais. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão/SE, 1997.

SOUZA, Ricardo André de. Movimento Sindical dos Professores: Memória e História da Luta dos Trabalhadores em Educação de Lagarto (1982 – 2009). (Monografia). Licenciatura em História. Faculdade José Augusto Vieira – FJAV. Lagarto/SE, 2011.

TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e educação. Porto Alegre, nª 4. P. 215-233, 1991.

TOCQUEVILLE, Alexis de. A democracia na América: leis e costumes políticos que foram naturalmente sugeridos aos americanos por seu estado social democrático. Livro I. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

Andrade, M. do N., & Ferronato, C. (2022). O MOVIMENTO SINDICAL DE CLASSE EM SERGIPE (1977 - 2010). Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/15321

Edição

Seção

Artigos