ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DE PROSTITUTA: CONFIGURAÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS DE (RE)EXISTÊNCIA INSTITUCIONAL
Palavras-chave:
Educação, Prostituição, Pedagogia decolonialResumo
Este texto tem por objetivo apresentar os primeiros resultados de uma pesquisa de doutorado em andamento, que tem como objeto de estudo a constituição de uma Pedagogia Prostituta e a configuração dos saberes na/pela Associação Sergipana de Prostitutas (ASP) e nos espaços de vivências. Elaboramos o objetivo geral no sentido de compreender o processo de constituição da Pedagogia prostituta e a configuração dos saberes, na/pela ASP e nos espaços de vivências, tendo em vista as práticas de (re)existências institucionais bem como, a relação prostituição e educação. A execução da pesquisa demanda uma análise das ações desenvolvidas na ASP, instituição não-Governamental localizada na região norte de Aracaju. O Referencial teórico utilizado nesta pesquisa traz autores da América Latina que fazem parte do grupo “Modernidade/Colonialidade, como Catherine Walsh (2003); Aníbal Quijano (2007); María Lugones (2014). Para execução desta pesquisa, a coleta de dados será feita através de sessões de pré-entrevistas e entrevistas em consonância com a metodologia da história oral, de acordo com Alberti (2005). Além das entrevistas com as mulheres, os documentos normativos da ASP, junto aos materiais das atividades realizadas na Associação servirão como fontes na análise.
Downloads
Referências
ALBERTI. Verena. Histórias dentro da história. In: PINSKY, Carla Bassanezi. (org.) Fontes Histórias. São Paulo: Contexto, 2005.
FANON, Franz. Os condenados da terra. Trad. Enilce Albergaria Rocha e Lucy Magalhães. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2000.
LUGONES. Maria. Rumo a um feminismo descolonial. Estudos Feministas.Florianopolis. set-dez.2014
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. In: CASTROGÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (Orgs.). El giro decolonial. Reflexiones para una diversidade epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007
WALSH, Catherine. Introducción. Lo pedagógico y lo decolonial: Entretejiendo caminos. In: WALSH, Catherine. (org). Pedagogías decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. TOMO I. Quito: Abya Yala, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação - SEPED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.