TRAJETÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORAS NEGRAS DE SENHOR DO BONFIM-BA: saberes, formação e práticas
Palavras-chave:
Professoras Negras, Irmãs Militão, Práticas Pedagógicas, Senhor do Bonfim.Resumo
Esta pesquisa trata das trajetórias de duas professoras negras - as Irmãs Militão - que mantiveram uma casa-escola no município de Senhor do Bonfim-Bahia, na segunda metade do século XX, contribuindo com a educação local. A relevância do tema se justifica ao considerarmos a história do povo negro brasileiro quanto ao difícil e tardio acesso à educação formal e consequentemente à formação como profissional da educação, sobretudo para as mulheres. Nosso objetivo geral é analisar as concepções de educação de acordo com as práticas pedagógicas utilizadas pelas professoras, assim como os processos de formação e saberes presentes nas histórias de vida destas. Usando uma metodologia de abordagem qualitativa, caminhamos pelos campos da História Pública Digital e da História Oral para compor as trajetórias de vida na forma de narrativas. As fontes orais e públicas digitais foram usadas de acordo com um embasamento teórico-metodológico de autores como Nóvoa (1995), Escolano (1917), Tardif (2012), Vereni (2013), Mehey (2011), Thompson (1992), Santhiago (2016) e outros. Sendo uma pesquisa em andamento, esperamos compor as trajetórias das professoras pesquisadas, dando a merecida visibilidade e contribuindo com a historiografia da educação local.
Downloads
Referências
ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. 3. Ed. Belo Horizonte: FGV, 2013.
ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e Educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Fundação Editor da UNESP, 1998.
BARROS, Surya Aaronovich Pombo de Barros. Universo letrado, educação e população negra na Parahyba do Norte (Século XIX). Tese (Doutorado em Educação). São Paulo:USP, 2017.
FONSECA, Marcos Vinicius. A arte de construir o invisível: o negro na historiografia educacional brasileira. In: Revista Brasileira de História da Educação. n° 13 jan./abr. 2007, p. 13-50.
GOMES, Nilma Lino. Mulheres Negras e Educação: Trajetórias de Vida, Histórias de Luta. 1999. Disponível em: . Acesso em 10 dez. 2018.
MEIHY, José Carlos Sebe; RIBEIRO, Suzana Salgado. Guia prático de história oral. 1. Ed. São Paulo: Editora Contexto, 2011.
NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. Porto: Porto, 1995.
NUNES, Clarice. Quando a casa vira escola: a modernidade pedagógica no Brasil.In: MONTEIRO, Ana Maria F. C.; GASPARELLO, Arlete M.; MAGALHÃES, Marcelo de S. Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Mauad X: FAPERJ, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação - SEPED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.