TRAJETÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORAS NEGRAS DE SENHOR DO BONFIM-BA: saberes, formação e práticas

Autores

Palavras-chave:

Professoras Negras, Irmãs Militão, Práticas Pedagógicas, Senhor do Bonfim.

Resumo

Esta pesquisa trata das trajetórias de duas professoras negras - as Irmãs Militão -  que mantiveram uma casa-escola no município de Senhor do Bonfim-Bahia, na segunda metade do século XX, contribuindo com a educação local. A relevância do tema se justifica ao considerarmos a história do povo negro brasileiro quanto ao difícil e tardio acesso à educação formal e consequentemente à formação como profissional da educação, sobretudo para as mulheres. Nosso objetivo geral é analisar as concepções de educação de acordo com as práticas pedagógicas utilizadas pelas professoras, assim como os processos de formação e saberes presentes nas histórias de vida destas. Usando uma metodologia de abordagem qualitativa, caminhamos pelos campos da História Pública Digital e da História Oral para compor as trajetórias de vida na forma de narrativas. As fontes orais e públicas digitais foram usadas de acordo com um embasamento teórico-metodológico de autores como Nóvoa (1995), Escolano (1917), Tardif (2012), Vereni (2013), Mehey (2011), Thompson (1992), Santhiago (2016) e outros. Sendo uma pesquisa em andamento, esperamos compor as trajetórias das professoras pesquisadas, dando a merecida visibilidade e contribuindo com a historiografia da educação local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. 3. Ed. Belo Horizonte: FGV, 2013.

ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e Educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Fundação Editor da UNESP, 1998.

BARROS, Surya Aaronovich Pombo de Barros. Universo letrado, educação e população negra na Parahyba do Norte (Século XIX). Tese (Doutorado em Educação). São Paulo:USP, 2017.

FONSECA, Marcos Vinicius. A arte de construir o invisível: o negro na historiografia educacional brasileira. In: Revista Brasileira de História da Educação. n° 13 jan./abr. 2007, p. 13-50.

GOMES, Nilma Lino. Mulheres Negras e Educação: Trajetórias de Vida, Histórias de Luta. 1999. Disponível em: . Acesso em 10 dez. 2018.

MEIHY, José Carlos Sebe; RIBEIRO, Suzana Salgado. Guia prático de história oral. 1. Ed. São Paulo: Editora Contexto, 2011.

NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. Porto: Porto, 1995.

NUNES, Clarice. Quando a casa vira escola: a modernidade pedagógica no Brasil.In: MONTEIRO, Ana Maria F. C.; GASPARELLO, Arlete M.; MAGALHÃES, Marcelo de S. Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Mauad X: FAPERJ, 2007.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

DA SILVA, L. M., Ferronato, C., & Medeiros Neta, O. (2022). TRAJETÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORAS NEGRAS DE SENHOR DO BONFIM-BA: saberes, formação e práticas. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/14923

Edição

Seção

Artigos