EDUCADAS PARA EDUCAR: A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM SERGIPE NA DÉCADA DE 1930

Autores

  • HEIDY TAIANE ROCHA SANTOS

Palavras-chave:

Mulheres, Educação, História, Jornais, Literatura

Resumo

Trata-se de pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, que objetiva discutir as representações da educação feminina sergipana a partir da análise das publicações dos jornais de circulação no Estado: Jornal de Notícias (1932) Diário da Tarde (1933) e A Tribuna (1933) e o livro intitulado “A mulher na literatura” de autoria de Dra Maria Ritta Soares de Andrade, publicado pela Casa Avila, em 1929. Para tanto, contou-se com uma análise documental, alicerçada na Nova História, como as matérias desses jornais eram dirigidas ao público feminino de modo a influenciar em suas formações e inserção no mercado de trabalho. Verifica-se que a Escola Normal é destaque quando o assunto é a educação no determinado marco temporal mas que também, a participação feminina nos referidos jornais se restringe em sua grande maioria ao papel de leitora, não havendo que falar em uma universalidade de diagnóstico já que visivelmente cada impresso se posiciona individualmente sobre o tema. Já na obra também analisada verificamos que a autora demonstra que a mulher ocupa um espaço social como intelectual, indo além do papel tradicional materno.

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Publicado

2022-05-17

Como Citar

ROCHA SANTOS, H. T. (2022). EDUCADAS PARA EDUCAR: A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM SERGIPE NA DÉCADA DE 1930. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/14921

Edição

Seção

Artigos