Pesquisas Acadêmicas sobre Educação de Jovens e Adultos no Brasil: mapeando a região nordeste
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Educação Comparada. Práticas Educativas. Centros Educativos.Resumo
Este trabalho compõe a pesquisa de doutorado em educação, que tem como objetivo principal analisar as práticas educativas voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, utiliza-se a abordagem qualitativa desenvolvendo o estudo comparado entre Centros Educativos dedicados à EJA, no Brasil e nos Estados Unidos da América (EUA). O propósito deste texto é apresentar uma parte da pesquisa com dados do levantamento bibliográfico de estudos sobre EJA, realizados na região nordeste do Brasil. A metodologia consistiu na investigação de Teses de Doutorado em Educação disponíveis nos repositórios das bibliotecas universitárias. A finalidade foi verificar se existem pesquisas semelhantes ao enfoque que este trabalho se propõe, identificando lacunas e, assim, cumprir o parâmetro de ineditismo. Os critérios para seleção foram: Objeto principal – EJA; Método – educação comparada; Foco – centros educativos e práticas educativas. Como um dos resultados desse levantamento, a partir da catalogação de 2.512 Teses, foram encontradas apenas 63 pesquisas da EJA (2,5%). Considerando o contexto nacional de 11,3 milhões de jovens e adultos analfabetos (6,8%) no país (IBGE, 2019), observou-se baixa percentagem de pesquisas realizadas no nordeste do Brasil relacionadas à EJA. Portanto, esses dados sinalizam maior atenção dos pesquisadores, com mais produção de pesquisas da EJA.Downloads
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Publicado
2022-05-17
Como Citar
Bezerra, E. C. (2022). Pesquisas Acadêmicas sobre Educação de Jovens e Adultos no Brasil: mapeando a região nordeste. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/14920
Edição
Seção
Artigos
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