LEMBRE DE MIM: DESCORTINANDO A SOLIDÃO NA EXPERIÊNCIA DE MUHERES TRANSEXUAIS E TRAVESTIS
Palavras-chave:
Solidão, Transexuais, Travestis, Educação, Protagonismo.Resumo
Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado (em andamento) que tem por objetivo, analisar a solidão enquanto um dos muitos atravessamentos que perpassam as experiências de mulheres transexuais e travestis. Se trata de uma pesquisa do tipo qualitativa, com um direcionamento teórico-metodológico na dimensão pós-estruturalista, sob uma inspiração etnográfica. Apostamos na análise de artigos publicados no GT 23 – Gênero, Sexualidade e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, além de teses e dissertações de mulheres transexuais e travestis a fim de questionarmos o protagonismo “trans” na produção do conhecimento. Por meio de entrevistas narrativas, buscamos resgatar as experiências de mulheres transexuais e travestis na ação política e em suas relações afetivas.Downloads
Referências
ANDRADE, Sandra dos Santos. A entrevista narrativa ressignificada nas pesquisas educacionais pós-estruturalistas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Organizadoras). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte, Mazza Edições, 20114. Capítulo 8. p. 173-194.
BENEDETTI, Marcos Renato. Toda Feita: o corpo e o gênero das travestis. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. 144 p.
KRISTEVA, Julia. Estrangeiros para nós mesmos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre a sexualidade e a teoria queer. 3. ed. rev. amp.; Belo Horizonte: Autêntica, 2021. 112 p.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias Pós-Críticas em Educação e Currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Org.). Metodologias Pós-Críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. Capítulo. 1. p. 25-45.
RIBEIRO, Cláudia M.; XAVIER FILHA, Constantina. Trajetórias teórico-metodológicas em 10 anos de produção do GT 23. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPEd, 36., 2013, Goiânia. Anais. Rio de Janeiro: ANPEd, 2013. p. 1-21. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_encomendados/gt23_trabencomendado_claudiaribeiro.pdf Acesso em: 10 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação - SEPED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.