POR UMA INFÂNCIA CLANDESTINA: ALTERIDADE E POIESIS SUBJETIVA, COM CLARICE LISPECTOR

Autores

Palavras-chave:

Alteridade. Encontro. Infâncias. Poiesis.

Resumo

O modo de existir das pessoas e de se relacionar com o outro sofreu uma mudança repentina causada pelo isolamento social, em consequência da pandemia, decorrente do vírus covid 19. Nesse contexto de quarentena, com a suspensão das aulas presenciais e, com a implantação da modalidade de ensino remoto, as crianças estão isoladas e sem contato com seus pares. Como então pensar a infância a partir da relação com o outro num tempo de pandemia, em que o distanciamento social é condição imprescindível para a preservação da vida? O presente estudo consiste numa pesquisa de doutorado em fase inicial, que objetiva problematizar a possibilidade de criação de uma poética subjetiva no encontro de crianças de 5º ano do Ensino Fundamental em duas escolas, uma da rede pública e outra da rede particular, em Rondonópolis/MT, a partir das provocações da escrita de Clarice Lispector. Subsidiada na abordagem qualitativa, a proposta do presente estudo consiste em uma pesquisa do tipo intervenção. No percurso metodológico será utilizada a cartografia que permitirá analisar as experiências de alteridade entre as infâncias e a criação de uma poética subjetiva a partir da escrita de Clarice Lispector.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adria Maria Ribeiro Rodrigues, Universidade Tiradentes

Doutoranda em Educação do  Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes-UNIT e membro do Núcleo Diadorim de Estudos de Gênero; e-mail: adria.ribeiro @souunit.com.br.

Referências

GUIZZO, Bianca Salazar, MARCELLO, Fabiana de Amorim; MÜLLER, Fernanda. A reinvenção do cotidiano em tempos de pandemia. 2020. Disponível em: https://www. scielo.br/j/ep/a/ybM6TZ8MvPmdLN8HzqgFZKS/?format =pdf&lang=pt. Acesso em 25 de abr. de 2021.

KOHAN, Walter O. Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

LISPECTOR, Clarice. A Descoberta do Mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

LISPECTOR, Clarice. Aprendendo a viver. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.

LISPECTOR, Clarice. O Mistério do Coelho Pensante. Rio de Janeiro: Rocco Pequenos Leitores, 2013.

LISPECTOR, Clarice. A Paixão segundo G. H. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

Ribeiro Rodrigues, A. M. (2022). POR UMA INFÂNCIA CLANDESTINA: ALTERIDADE E POIESIS SUBJETIVA, COM CLARICE LISPECTOR. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/14914

Edição

Seção

Artigos