OS LABORÁTÓRIOS INTERDISCIPLINARES DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES (LIFE): DIÁLOGOS SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE CONTEÚDOS NO AMBIENTE ACADÊMICO

Autores

Palavras-chave:

Laboratórios interdisciplinares. Formação de professores. Política pública. Ambiente acadêmico.

Resumo

A pesquisa Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE): diálogos sobre a articulação de conteúdos no ambiente acadêmico, em fase inicial, é de cunho qualitativo e objetiva estudar os LIFE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), fruto de uma política pública que estimula a docência através da promoção de ações interdisciplinares em cursos de licenciatura. O objetivo geral é analisar ações concebidas e desenvolvidas no âmbito dos LIFE/IFBA, tendo em vista verificar se estas contribuem para a articulação entre os conteúdos estudados nas licenciaturas. Considerando a estrutura multicampia do lócus de estudo, pode-se dizer que existem duas unidades do LIFE implantadas: uma no Campus de Salvador e outra no Campus de Porto Seguro. Para conhecer a dinâmica dos laboratórios é preciso analisar o processo de implantação e de trabalho nos dois espaços, o que trouxe a possibilidade de trabalhar com a perspectiva da Educação Comparada. Paralelamente ao cumprimento das etapas referentes a esta perspectiva, serão desenvolvidos estudo bibliográfico, documental, além da realização de entrevistas. Acredita-se que com o desenvolvimento da pesquisa será possível mapear significativas ações interdisciplinares concebidas no âmbito dos laboratórios, avaliando a viabilidade da implantação desta política pública voltada para o ensino superior.

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Biografia do Autor

Isabela Santos Albuquerque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Doutoranda em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT); Mestre, licenciada e bacharela em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Patos (PB); Professora de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). 

Referências

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Publicado

2022-05-17

Como Citar

Albuquerque, I. S. (2022). OS LABORÁTÓRIOS INTERDISCIPLINARES DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES (LIFE): DIÁLOGOS SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE CONTEÚDOS NO AMBIENTE ACADÊMICO. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/14913

Edição

Seção

Artigos