COMPARAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS
Palavras-chave:
Formação Docente. Pessoa com Deficiência. Educação Inclusiva. Brasil. Estados Unidos.Resumo
A educação deve atender todas as demandas da sociedade, cumprindo sua função social em trabalhar valores e culturas para todos os segmentos, sem exclusão ou segregação social, reconhecendo as diferenças entre os alunos. Neste sentido, o presente trabalho objetivou-se analisar como são formados os professores para atuarem com Pessoas com Deficiência no Brasil e nos Estados Unidos. Teve como metodologia estudo comparativo, possibilitando compreender e explicar o funcionamento da educação e sua relação com o contexto social mais amplo e analisar sistemas educacionais nacionais e internacionais, considerando fatores nos contextos, sociais, econômicos, culturais e de desenvolvimento de uma sociedade. Apesar dos dois países possuírem sistema com perspectivas educacionais, políticas e socioeconômicas distintas, existem pontos em comum no que diz respeito a formação docente e a educação inclusiva com uma educação para todos. Há a preocupação em formar professores para a inclusão em ambos os países. Porém, os Estados Unidos tiveram avanços significativos no decorrer dos anos de forma mais rápida, enquanto no Brasil as decisões foram lentas, atrasando a implementação de políticas e consequentemente a prática docente para a educação inclusiva.Downloads
Referências
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