COMPARAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente. Pessoa com Deficiência. Educação Inclusiva. Brasil. Estados Unidos.

Resumo

A educação deve atender todas as demandas da sociedade, cumprindo sua função social em trabalhar valores e culturas para todos os segmentos, sem exclusão ou segregação social, reconhecendo as diferenças  entre os alunos. Neste sentido, o presente trabalho objetivou-se analisar como são formados os professores para atuarem com Pessoas com Deficiência no Brasil e nos Estados Unidos. Teve como metodologia estudo comparativo, possibilitando compreender e explicar o funcionamento da educação e sua relação com o contexto social mais amplo e analisar sistemas educacionais nacionais e internacionais, considerando fatores nos contextos, sociais, econômicos, culturais e de desenvolvimento de uma sociedade. Apesar dos dois países possuírem sistema com perspectivas educacionais, políticas e socioeconômicas distintas, existem pontos em comum no que diz respeito a formação docente e a educação inclusiva com uma educação para todos. Há a preocupação em formar professores para a inclusão em ambos os países. Porém, os Estados Unidos tiveram avanços significativos no decorrer dos anos de forma mais rápida, enquanto no Brasil as decisões foram lentas, atrasando a implementação de políticas e consequentemente a prática docente para a educação inclusiva.

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Referências

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Publicado

2022-05-17

Como Citar

Silva Neto, A. de O., & Amorim, S. S. (2022). COMPARAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/14910

Edição

Seção

Artigos