APRENDER PARA ENSINAR: PIBID-UFS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA (2013-2020)

Autores

  • Rhyvia Laura Silva Vieira Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Ensino de História, Formação Docente, PIBID.

Resumo

É crucial fomentar reflexões acerca da formação docente, em especial do docente em História, para que seja possível formular novas práticas docentes que auxiliem professores e estudantes a se entenderem como agentes de mudança dentro da realidade em que estão inseridos. A pesquisa propõe-se a investigar a implantação, ação e resultados divulgados nos encontros do PIBID-História da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A metodologia utilizada, por se tratar de uma revisão sistemática da literatura, a pesquisa possui como base trabalhos encontrados referentes ao tema nos bancos de dados da CAPES, da ANPED, da ANPUH, além dos resultados dos encontros do PIBID-História da UFS. Esses resultados são relatos de experiências de pibidianos licenciandos em História. Segundo Nascimento (2019), O PIBID/CAPES promove diversas trocas, uma vez que une o aluno da licenciatura com alunos da rede básica de ensino, os quais também estão em formação, construindo, em conjunto, o aprimoramento de práticas pedagógicas. Portanto, o PIBID é ferramenta que pode ser aliada na busca de novos métodos de ensino de História, mostrando que professor e aluno podem aprender em conjunto.

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Publicado

2022-05-17

Como Citar

Silva Vieira, R. L. (2022). APRENDER PARA ENSINAR: PIBID-UFS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA (2013-2020). Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/14902

Edição

Seção

Artigos