HABILIDADES SOCIOAFETIVAS-COGNITIVAS (Hsac) COLHIDAS NOS RELATOS DOS ESTUDANTES

Autores

Palavras-chave:

Afetividade. Habilidades cognitivas. Habilidades socioafetivas.

Resumo

O Objetivo foi revelar as habilidades socioafetivas-cognitivas (Hsac) dos alunos, do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal de Sergipe – Itabaiana, por seus relatos colhidos durante a pesquisa doutoral (2018-2021). A partir de metodologia descritiva, ouviu os próprios estudantes durante entrevistas semiestruturadas, e, ao desvelar as falas, foi revelando as habilidades. Por questões éticas da pesquisa, identificaram-se os sujeitos por pseudônimos - selecionados para ressaltar as características qualitativas e reações emotivas. Como resultados, viu-se que a integralidade do indivíduo perpassa em como as Hsac se relacionam, mas a afetividade é pouco valorizada na escola, e identificou-se que, dentro de cada um, existe uma realidade pulsante de afetividade. Para sanar a fragmentação na formação individual, cuja causa é o conteudismo, o reaprendizado do sentimento reciprocidade é vital, pois os seres se alimentam de relacionamentos, da proximidade entre suas essências, do encontro entre os indivíduos (nesse instante de reciprocidade) é que acontece o ato educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DIANA AMADO DE MENEZES, Universidade Tiradentes

PPED - Doutorado Educação

SIMONE SILVEIRA AMORIM, Universidade Tiradentes

PPED - Doutorado Educação

Referências

FERREIRA, Aurino Lima; ACIOLY-RÉGNIER, Nadja Maria. Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Educ. rev. [online]. 2010, n. 36, p. 21-38. ISSN 0104-4060. DOI https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602010000100003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 14 set. 2019

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2003

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Tradução: Ana Maria Bessa. São Paulo: Martins Fontes, 1968.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

MENEZES, D. A. D., & AMORIM, S. S. (2022). HABILIDADES SOCIOAFETIVAS-COGNITIVAS (Hsac) COLHIDAS NOS RELATOS DOS ESTUDANTES. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/14901

Edição

Seção

Artigos