HABILIDADES SOCIOAFETIVAS-COGNITIVAS (Hsac) COLHIDAS NOS RELATOS DOS ESTUDANTES
Palavras-chave:
Afetividade. Habilidades cognitivas. Habilidades socioafetivas.Resumo
O Objetivo foi revelar as habilidades socioafetivas-cognitivas (Hsac) dos alunos, do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal de Sergipe – Itabaiana, por seus relatos colhidos durante a pesquisa doutoral (2018-2021). A partir de metodologia descritiva, ouviu os próprios estudantes durante entrevistas semiestruturadas, e, ao desvelar as falas, foi revelando as habilidades. Por questões éticas da pesquisa, identificaram-se os sujeitos por pseudônimos - selecionados para ressaltar as características qualitativas e reações emotivas. Como resultados, viu-se que a integralidade do indivíduo perpassa em como as Hsac se relacionam, mas a afetividade é pouco valorizada na escola, e identificou-se que, dentro de cada um, existe uma realidade pulsante de afetividade. Para sanar a fragmentação na formação individual, cuja causa é o conteudismo, o reaprendizado do sentimento reciprocidade é vital, pois os seres se alimentam de relacionamentos, da proximidade entre suas essências, do encontro entre os indivíduos (nesse instante de reciprocidade) é que acontece o ato educativo.Downloads
Referências
FERREIRA, Aurino Lima; ACIOLY-RÉGNIER, Nadja Maria. Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Educ. rev. [online]. 2010, n. 36, p. 21-38. ISSN 0104-4060. DOI https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602010000100003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 14 set. 2019
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2003
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Tradução: Ana Maria Bessa. São Paulo: Martins Fontes, 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação - SEPED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.