A INSPEÇÃO GERAL DAS AULAS: A FISCALIZAÇÃO DAS AULAS PÚBLICAS PRIMARIAS EM SERGIPE (1850-1889)

Autores

Palavras-chave:

Instrução Pública, Província de Sergipe, Inspeção Pública, Governamentalidade, Rede de Interdependência..

Resumo

O presente pesquisa tem o objetivo compreender como se constituiu a rede de interdependência para fiscalizar as aulas públicas primárias entre 1850 a 1889, na província de Sergipe. Partindo da hipótese de que o Governo Provincial buscou criar uma hierarquia fiscalizadora responsável pela inspeção das aulas públicas primárias defende-se, a priori, que o Governo Provincial desenvolveu uma rede de interdependência com o propósito de garantir o funcionamento das aulas públicas, sendo que tal ação só seria possível pela criação de uma hierarquia fiscalizadora. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, quanto a natureza dos dados; básica, quanto à sua natureza; descritiva, segundo seus objetivos; documental e histórica, segundo a natureza das fontes e da coleta dos dados. Os dados coletados até o presente momento sugerem que a inspeção das aulas públicas se tornou um instrumento da governamentalidade do Governo Provincial a partir de 1850, quando se instituiu o cargo de Inspetor Geral das Aulas e as comissões de instrução das vilas.

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Publicado

2022-05-17

Como Citar

da SIlva, G. S. (2022). A INSPEÇÃO GERAL DAS AULAS: A FISCALIZAÇÃO DAS AULAS PÚBLICAS PRIMARIAS EM SERGIPE (1850-1889). Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/14897

Edição

Seção

Artigos