O USO DO WHATSAPP ALIADO A NOVAS CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DIDÁTICA USANDO A MULTIMODALIDADE E LINGUAGEM DA CIBERCULTURA.
Palavras-chave:
Ensino. Aprendizagem. Habilidades. Língua Estrangeira. Tecnologias digitais. WhatsAppResumo
As tecnologias digitais favorecem o processo educacional em todos os seus níveis de aprendizagem e o seu uso permite que educador e educando ampliem seus conceitos e expandam oportunidades de ensino e aprendizagem em consonância com dinâmicas da cultura digital. Nesta perspectiva, se apresenta este trabalho que tem como tema “O uso do WhatsApp aliado a novas concepções de ensino e aprendizagem: uma proposta didática usando a multimodalidade e a linguagem da Cibercultura”. O objetivo é abordar a hodierna relevância do aplicativo como tecnologia interativa e multimodal para o ensino de língua espanhola. Elaborando uma proposta didática a partir de concepções da pesquisa de desenvolvimento (BARBOSA; OLIVEIRA, 2015) pensada no âmbito do Ensino Médio e da BNCC, envolvendo memes, histórias em quadrinhos e podcast. Baseando-se em autores como Lévy (2000), Magnoni e Miranda (2012), Moore e Kearley (2008), Moran (2018), Porto, Oliveira e Chagas (2017), Santaella (2003), dentre outros. A metodologia é de caráter bibliográfico e documental, com análise de estratégias didático-pedagógica para elaboração da proposta didática. A pesquisa segue com resultados parciais, visto que a próxima etapa será a realização de levantamento de campo com atividades junto a um grupo focal de professores em formação de Letras-Espanhol para testar o potencial do material didático já desenvolvido.
Downloads
Referências
BARBOSA, Jonei Cerqueira; OLIVEIRA, Andrea Maria Pereira. Por que a pesquisa de Desenvolvimento na Educação Matemática? Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Vol. 8, Número Temático, 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
FERREIRA, J. et al. Mobile Learning: Definition, Uses and Challenges. In: WANKEL, L.; BLESSINGER, P. (ed.) Increasing Student Engagement and Retention Using Mobile Applications: Smartphones, Skype and Texting Technologies (Cuttingedge Technologies in Higher Education). v.6, Emerald Group, p.47-82, 2013.
JENKINS, H. Cultura da convergência. Aleph, 2009.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.;
MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 14. ed. São Paulo: Papirus, 2008. p. 11-66.
PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; CHAGAS, Alexandre. WhatsApp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: Editus; Edufba, 2017.
TRAXLER, J. Defining, Discussing, and Evaluating Mobile Learning. International Review of Research in Open and Distance Learning . v.8, n.2, 2007
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação - SEPED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.