O USO DO WHATSAPP ALIADO A NOVAS CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DIDÁTICA USANDO A MULTIMODALIDADE E LINGUAGEM DA CIBERCULTURA.

Autores

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Habilidades. Língua Estrangeira. Tecnologias digitais. WhatsApp

Resumo

As tecnologias digitais favorecem o processo educacional em todos os seus níveis de aprendizagem e o seu uso permite que educador e educando ampliem seus conceitos e expandam oportunidades de ensino e aprendizagem em consonância com dinâmicas da cultura digital. Nesta perspectiva, se apresenta este trabalho que tem como tema “O uso do WhatsApp aliado a novas concepções de ensino e aprendizagem: uma proposta didática usando a multimodalidade e a linguagem da Cibercultura”. O objetivo é abordar a hodierna relevância do aplicativo como tecnologia interativa e multimodal para o ensino de língua espanhola. Elaborando uma proposta didática a partir de concepções da pesquisa de desenvolvimento (BARBOSA; OLIVEIRA, 2015) pensada no âmbito do Ensino Médio e da BNCC, envolvendo memes, histórias em quadrinhos e podcast. Baseando-se em autores como Lévy (2000), Magnoni e Miranda (2012), Moore e Kearley (2008), Moran (2018), Porto, Oliveira e Chagas (2017), Santaella (2003), dentre outros. A metodologia é de caráter bibliográfico e documental, com análise de estratégias didático-pedagógica para elaboração da proposta didática. A pesquisa segue com resultados parciais, visto que a próxima etapa será a realização de levantamento de campo com atividades junto a um grupo focal de professores em formação de Letras-Espanhol para testar o potencial do material didático já desenvolvido.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Floriano Euclides Gomes da Silva Gomes Silva, Unit

Licenciado em Letras Português/Espanhol

Mestrando em Educação

Mariana Pícaro Cerigatto Pícaro Cerigatto, Unit

Jornalista, doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atualmente é professora titular da Universidade Tiradentes (PPED/UNIT), na linha Educação e Comunicação.

Referências

BARBOSA, Jonei Cerqueira; OLIVEIRA, Andrea Maria Pereira. Por que a pesquisa de Desenvolvimento na Educação Matemática? Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Vol. 8, Número Temático, 2015.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

FERREIRA, J. et al. Mobile Learning: Definition, Uses and Challenges. In: WANKEL, L.; BLESSINGER, P. (ed.) Increasing Student Engagement and Retention Using Mobile Applications: Smartphones, Skype and Texting Technologies (Cuttingedge Technologies in Higher Education). v.6, Emerald Group, p.47-82, 2013.

JENKINS, H. Cultura da convergência. Aleph, 2009.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.;

MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 14. ed. São Paulo: Papirus, 2008. p. 11-66.

PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; CHAGAS, Alexandre. WhatsApp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: Editus; Edufba, 2017.

TRAXLER, J. Defining, Discussing, and Evaluating Mobile Learning. International Review of Research in Open and Distance Learning . v.8, n.2, 2007

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

Silva, F. E. G. da S. G., & Cerigatto, M. P. C. P. (2022). O USO DO WHATSAPP ALIADO A NOVAS CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DIDÁTICA USANDO A MULTIMODALIDADE E LINGUAGEM DA CIBERCULTURA. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/14891

Edição

Seção

Artigos