COMEMORAÇÕES ESCOLARES NO ESTADO DE SERGIPE NO SÉCULO XX

Autores

  • Patricia Batista dos Santos

Palavras-chave:

História da Educação. Festas Escolares. Símbolos educativos.

Resumo

As comemorações escolares como espaço de revelações de saberes e práticas educativas é o objeto desta pesquisa. Essas comemorações são reconhecidas, nos estudos historiográficos, a partir do movimento dos Anallles surgido no século XX, movimento esse que trouxe outras percepções à interpretação da história como ciência, ao possibilitar a expansão do uso das fontes documentais, a interdisciplinaridade e a subjetividade na pesquisa científica. O projeto visa investigar no campo dos estudos históricos educacionais o fenômeno, Festas, realizadas no contexto escolar no estado de Sergipe durante o século XX. Quanto aos objetivos específicos procura identificar quais as festas escolares aconteciam nas instituições de ensino de Sergipe do século XX; analisar os elementos que compõe e se repetem nas comemorações das diferentes instituições escolares de Sergipe; estudar as Festas escolares enquanto práticas pedagógicas nas escolas públicas e privadas; perceber quais elementos são espelhados de outras comemorações sociais tais como: festas religiosas e cívicas. Trata-se de uma pesquisa documental de caráter qualitativo. Como base para as discussões, elegemos os conceitos de cultura escolar de Antonio Escolano e Dominique Julia, de  Roger Chartier o conceito de representação, de Eric Hobsbawm o de tradição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BURKE, Peter. O que é história cultural? Tradução: Sérgio Gois de Paulo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed: 2005.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa/ Rio de Janeiro: DIFEL/Bertrand, 1990.

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

ESCOLANO, Augustin. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas: editora Alínea, 2017.

HOBSBAWM, Eric. TERENCE, Ranger. (org.). A invenção das tradições. RJ: Paz e Terra, 1990.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001.

LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: ______. História e Memória. 2. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1992, p. 535-553.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

dos Santos, P. B. (2022). COMEMORAÇÕES ESCOLARES NO ESTADO DE SERGIPE NO SÉCULO XX. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/14886

Edição

Seção

Artigos