O MOVIMENTO SINDICAL DE CLASSE EM SERGIPE (1977 - 2010)

Autores

  • Maristela do Nascimento Andrade

Palavras-chave:

História da educação. Docente. Movimento de classe. Magistério Público de Sergipe.

Resumo

A presente pesquisa tem por propósito analisar o processo de construção do movimento sindical de classe, sua trajetória de representatividade e propostas de qualificação técnica para o trabalhador do magistério público no estado de Sergipe, iniciado no segundo quartel do século XX, por meio da instituição Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe - SINTESE. Neste trabalho, dentro da perspectiva da histórica social, busca-se compreender o profissional da instrução escolar, sua narrativa histórica, questões, e processo de formação e representatividade, bem como as mudanças sofridas no interior da profissão. No campo da História da educação, o movimento sindical de classe contribui para a construção da identidade docente, amparada pela legislação e na preservação da cultura democrática. Assim, o sindicalismo docente contribui para a construção do sistema de ensino nacional, a formação e proliferação de políticas educacionais, do sistema público, laico e democrático de ensino. O estudo apoia suas análises em pesquisas bibliográficas desenvolvidas por meio das contribuições de Tardif et al (1991), Nóvoa (1992), Vicentini & Lugli (2009), Cunha (1991), Saviani (2007; 2013). Recorre-se a diversificadas fontes amparadas na perspectiva histórica da educação e suas especificidades múltiplas, compreendidas à luz da análise e consulta a jornais, diários oficiais, atas, periódicos sindicais, dentre outros. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e Democracia no Brasil. Niterói/ RJ: Cortez editora, 1991.

LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina de A. Metodologia científica. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

LINHARES, Maria Conceição da Silva. A Comunicação Sindical: As redes digitais como espaço para a formação política dos professores em Sergipe. (Tese). Departamento de Educação. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão/SE, 2019.

NÓVOA, António, coord. - "Os professores e a sua formação". Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33. Disponível em < https://repositorio.ul.pt/handle/10451/4758>, acesso em 07 de fev. de 2021.

NÓVOA, António. Evidentemente : História da educação. Lisboa: Asa, 2005.

NÓVOA, António. La profission enseignante em Europe: analyse historique et sociologique. In: Histoire & Comparaison essais sur l' éducation. Lisboa:

SAVIANI, Dermeval. Aberturas para a história da educação: do debate teórico-metodológico no campo da história ao debate sobre a construção do sistema nacional de educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. Universidade Estadual de Campinas / SP. v. 14. N. 40. Jan./abr. 2009. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf > em 06 de já, de 2020.

SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

SILVA, Maria Izabel Ladeira. Sindicalismo no setor público em Sergipe: o caso da educação. 1997. (Dissertação). Mestrado em Ciências Sociais. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão/SE, 1997.

SOUZA, Ricardo André de. Movimento Sindical dos Professores: Memória e História da Luta dos Trabalhadores em Educação de Lagarto (1982 – 2009). (Monografia). Licenciatura em História. Faculdade José Augusto Vieira – FJAV. Lagarto/SE, 2011.

TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e educação. Porto Alegre, nª 4. P. 215-233, 1991.

TOCQUEVILLE, Alexis de. A democracia na América: leis e costumes políticos que foram naturalmente sugeridos aos americanos por seu estado social democrático. Livro I. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

Andrade, M. do N. (2022). O MOVIMENTO SINDICAL DE CLASSE EM SERGIPE (1977 - 2010). Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/14885

Edição

Seção

Artigos