AS POSSIBILIDADES DE UM MODELO DE SISTEMA INFORMACIONAL BASEADO NAS PROPOSIÇÕES DO ENEAGRAMA PARA EDUCAÇÃO: ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA DO IFS CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO

Autores

Palavras-chave:

Sistema Eneagrama. Traços de Personalidade. Diagrama de Casos de Uso. Relação professor-aluno. Psicologia e Educação.

Resumo

O presente artigo se inicia trazendo algumas considerações sobre as dimensões pesquisadas na relação entre Educação, o sistema Eneagrama e suas práticas, e segue enfatizando sobre a importância em tomar consciência dos traços de personalidade em relação a trajetória dos estudantes do curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus São Cristóvão. Aborda os conceitos sobre Eneagrama, como surgiu a técnica e a relação dos vícios emocionais com os pecados capitais, e finaliza a Introdução fundamentando o conceito sobre emoções. Na seção sobre a metodologia utilizada, é apresentado como as fontes de informações e critérios de busca foram obtidos, quais os critérios de elegibilidade e seleção de estudos, os riscos de viés nos estudos individuais, finalizando a seção apresentando o diagrama de casos de uso do modelo de sistema Eneagrama. Nos resultados, espera-se que o sistema possa auxiliar as equipes multi/transdisciplinares a elaborarem planos de ensino mais adequados à realidade dos alunos. Finalizando o artigo, que o(a) leitor(a) perceba a importância de agregar a Psicologia com a Educação tal que possa corroborar na melhoria da relação professor-aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Sant'Ana Jacaúna, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Doutorando em Educação pela Universidade Tiradentes/SE. Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Tiradentes (2001) com especialização em Redes de Computadores (2004) e graduação em Formação de profº do ensino Profissionalizante pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2007). Experiência em Redes de Computadores, gerenciamento de projetos de TI

Referências

AMADO, J. Manual de investigação qualitativa em educação. Universidade de Coimbra, 2014. ISSN 978-989-26-0879-2. Disponivel em: http://hdl.handle.net/10316.2/35271>. Acesso em: 09 set. 2020.

CAMPBELL, C. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

DANIELS, D. N. e PRICE, V. A. A essência do Eneagrama: manual de autodescoberta e o teste definitivo de personalidade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Pensamento, 2000.

ECKSTEIN, D. The Couple’s Enneagram Questionnaire (CEQ). The Family Journal, v. 10, n. 1, p. 101–108, 1 jan. 2002.

ELIAS, N. O processo civilizador: formação do estado e civilização. Rio de Janeiro: Zahar, v. 2, 1993.

LOCKE, J. Ensaios acerca do entendimento humano. Tradução de Anoar Aiex. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

POHL, R. F. Cognitive Illusions: A Handbook on Fallacies and Biases in Thinking, Judgement and Memory. [s.l.] Psychology Press, 2012.

PRUDENTE, A. O ENEAGRAMA COMO MAPA DA CONSCIÊNCIA: EM BUSCA DA CONSCIÊNCIA QUE ESTÁ POR VIR. Simpósio Internacional sobre Consciência, p. 87-102, 2006. Disponivel em: <http://simposioconsciencia.com.br/uploads/anais2016/ANAIS_I_SIMPOSIO_INTERNACIONAL_SOBRE_CONSCIENCIA_2006.pdf#page=87>. Acesso em: 05 ago. 2020.

RISO, D. R. e HUDSON, R. A Sabedoria do Eneagrama: Guia completo para o crescimento psicológico e espiritual dos nove tipos de personalidade. 13. ed. São Paulo: Cultrix, 2019.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

Jacaúna, R. S. (2022). AS POSSIBILIDADES DE UM MODELO DE SISTEMA INFORMACIONAL BASEADO NAS PROPOSIÇÕES DO ENEAGRAMA PARA EDUCAÇÃO: ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA DO IFS CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/14881

Edição

Seção

Artigos