AS POSSIBILIDADES DE UM MODELO DE SISTEMA INFORMACIONAL BASEADO NAS PROPOSIÇÕES DO ENEAGRAMA PARA EDUCAÇÃO: ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA DO IFS CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO
Palavras-chave:
Sistema Eneagrama. Traços de Personalidade. Diagrama de Casos de Uso. Relação professor-aluno. Psicologia e Educação.Resumo
O presente artigo se inicia trazendo algumas considerações sobre as dimensões pesquisadas na relação entre Educação, o sistema Eneagrama e suas práticas, e segue enfatizando sobre a importância em tomar consciência dos traços de personalidade em relação a trajetória dos estudantes do curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus São Cristóvão. Aborda os conceitos sobre Eneagrama, como surgiu a técnica e a relação dos vícios emocionais com os pecados capitais, e finaliza a Introdução fundamentando o conceito sobre emoções. Na seção sobre a metodologia utilizada, é apresentado como as fontes de informações e critérios de busca foram obtidos, quais os critérios de elegibilidade e seleção de estudos, os riscos de viés nos estudos individuais, finalizando a seção apresentando o diagrama de casos de uso do modelo de sistema Eneagrama. Nos resultados, espera-se que o sistema possa auxiliar as equipes multi/transdisciplinares a elaborarem planos de ensino mais adequados à realidade dos alunos. Finalizando o artigo, que o(a) leitor(a) perceba a importância de agregar a Psicologia com a Educação tal que possa corroborar na melhoria da relação professor-aluno.Downloads
Referências
AMADO, J. Manual de investigação qualitativa em educação. Universidade de Coimbra, 2014. ISSN 978-989-26-0879-2. Disponivel em: http://hdl.handle.net/10316.2/35271>. Acesso em: 09 set. 2020.
CAMPBELL, C. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
DANIELS, D. N. e PRICE, V. A. A essência do Eneagrama: manual de autodescoberta e o teste definitivo de personalidade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Pensamento, 2000.
ECKSTEIN, D. The Couple’s Enneagram Questionnaire (CEQ). The Family Journal, v. 10, n. 1, p. 101–108, 1 jan. 2002.
ELIAS, N. O processo civilizador: formação do estado e civilização. Rio de Janeiro: Zahar, v. 2, 1993.
LOCKE, J. Ensaios acerca do entendimento humano. Tradução de Anoar Aiex. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
POHL, R. F. Cognitive Illusions: A Handbook on Fallacies and Biases in Thinking, Judgement and Memory. [s.l.] Psychology Press, 2012.
PRUDENTE, A. O ENEAGRAMA COMO MAPA DA CONSCIÊNCIA: EM BUSCA DA CONSCIÊNCIA QUE ESTÁ POR VIR. Simpósio Internacional sobre Consciência, p. 87-102, 2006. Disponivel em: <http://simposioconsciencia.com.br/uploads/anais2016/ANAIS_I_SIMPOSIO_INTERNACIONAL_SOBRE_CONSCIENCIA_2006.pdf#page=87>. Acesso em: 05 ago. 2020.
RISO, D. R. e HUDSON, R. A Sabedoria do Eneagrama: Guia completo para o crescimento psicológico e espiritual dos nove tipos de personalidade. 13. ed. São Paulo: Cultrix, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação - SEPED

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.