ADOECIMENTO MENTAL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Docência. Ensino básico. Saúde mental.

Resumo

O artigo apresentado é resultado de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no mestrado em Educação da Universidade Tiradentes, cujo objetivo é discutir sobre as causas do adoecimento mental em professores brasileiros que atuam na educação básica. Trata-se de um artigo que resultou de uma pesquisa bibliográfica a partir de produções científicas teoricamente referenciadas por autores da Educação e da Psicologia. A saúde mental docente norteia essa discussão, considerando que é um tema que adquire crescente relevância social e científica, pois tal profissão é considerada como uma das mais estressantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erik Cunha de Oliveira, Universidade Tiradentes - UNIT.

Mestrando em Educação; Programa de Pós-graduação em Educação; Universidade Tiradentes-UNIT; Bolsista CAPES; Grupo de Estudos e Pesquisas Colonização, Cultura e Educação (GEPCE).

Vera Maria dos Santos, Universidade Tiradentes - UNIT.

Doutora em Educação; Docente do Programa de Pós-graduação em Educação; Universidade Tiradentes-UNIT; Grupo de Estudos e Pesquisas Colonização, Cultura e Educação (GEPCE).

Referências

ARAÚJO, Tânia Maria. Condições de trabalho docente e saúde na Bahia: estudos epidemiológicos. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 107, p. 427-449, maio/ago. 2009

BRITO, Jussara; ATHAYDE, Milton. Trabalho, educação e saúde: o ponto de vista enigmático da atividade. Educação, Saúde e Trabalho, v. 1, n. 2, p. 63-89, 2003.

CARDOSO, Jafé da Silva; NUNES, Claudio Pinto; MOURA, Juliana Silva. Adoecimento docente: uma breve análise da saúde de professores do município de Medeiros Neto/Ba. Revista Teias: pesquisa em Educação em múltiplos contextos v. 20, n. 57, 2019.

CODO, Wanderley. Educação: carinho e trabalho - Burnout, a síndrome da desistência do educador. 2ª edição, Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

NORONHA, Maria Márcia Bicalho. Condições do exercício profissional da professora e os seus possíveis efeitos sobre a saúde: estudo de casos das professoras do ensino fundamental em uma escola pública de Montes Claros, Minas Gerais. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas 11 Gerais, Belo Horizonte, 2001.

PENNA, Marieta Gouvêia de Oliveira. Exercício docente: posições sociais e condições de vida e trabalho e trabalho de professores. Araraquara: Junqueira & Marin; São Paulo: Fapesp, 2011.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14ªed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

TAVARES, E.D.; ALVES, F.A.; GARBIN, L S.; SILVESTRE, M.L.C.; PACHECO, R.D. Projeto de qualidade de vida: combate ao estresse do professor. [S.l.: s.n.], 2007.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

Oliveira, E. C. de, & Santos, V. M. dos. (2022). ADOECIMENTO MENTAL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/14880

Edição

Seção

Artigos